terça-feira, 25 de outubro de 2011

Os Anos 40 em Portugal


(...) eu acho que os mais velhos encaram a crise económica de modo diferente, dos mais jovens. Os mais velhos, já passaram pelo racionamento da alimentação nos anos 40 e 50 (perguntem aos vossos avós), em que cada pessoa só tinha direito a uma quantidade restrita de senhas para aquisição dos bens essenciais, no pós II Guerra Mundial, mesmo no nosso País que não tinha participado directamente nela!. 
(In, manuelacolaco.blogspot.com, 13-07- 2011)

Bicha em Lisboa para a obtenção de senhas de racionamento, 1943. 


O Racionamento


Pelo Natal de 1942, em plena crise nacional agravada pelas chagas da guerra, o Instituto Nacional de Estatística refere que a alimentação dos portugueses se baseia na broa com umas três ou quatro sardinhas salgadas, mais ou menos batatas, duas tigelas de caldo com legumes secos. Na população rural o problema agrava-se, achando-se a maioria das pessoas em estado de subalimentação, com regime insuficiente, tanto em qualidade como em quantidade. Se o trabalho falta e o merceeiro não fia, apenas um dia ou outro calará a fome com um prato dado à míngua e por caridade, lê-se no relatório.



Distribuição de senhas de racionamento, no Porto, anos 40. 
Foto de coisasdoarco-da-velha.blogspot.com

As manifestações de protesto e as greves desencadeiam-se um pouco por todo o lado. Ocorrem dezenas de motins campesinos no Minho e em Trás-os-Montes contra as requisições de cereais feitas pelo Estado, a falta de géneros alimentícios e, em alguns casos, a perseguição policial à recolha e venda ilegal de volfrâmio. A repressão do Estado, porém, não impede alguns aumentos salariais que rompem a política de contenção, acelerando assim a espiral inflacionária que acaba por prejudicar quem depende do rendimento de trabalho. Salazar alarga o racionamento de bens essenciais, até então só existente para a gasolina e a electricidade, o que atira o povo para maior penúria e para o inferno do mercado negro. A fruta e o peixe tornam-se praticamente proibitivos, fora de controlo o leite surge falsificado com água e o açúcar aparece misturado com farinha.



Senhas para o pão, anos 40. 


Quem pode, quem tem um palmo de terra que seja, planta legumes, e criar galinhas, coelhos ou patos, em gaiolas improvisadas, caixas ou até em casa. Os cães vadios rareiam nas ruas: nesse tempo sabem como cabrito. A sujeição dos produtos ao racionamento é progressiva: o arroz, açúcar, bacalhau, massa, sabão, azeite, óleo, manteiga, café, cacau, cereais, farinhas. Até o pão não escapa e passa a ser reduzido, o branco, a 120 gramas por dia e por pessoa ou, em alternativa, o pão escuro a 180 gramas. A batata é meio quilo por semana e por pessoa. O racionamento não seria só nesse tempo, nesse Natal. Prolongar-se-ia para além da guerra, por mais Natais...
(In, coisasdoarco-da-velha.blogspot.com/pesquisa e adaptação de tinta permanente,10-12-2010)



(fotos á solta na net)



8 comentários:

  1. artigo excelente, fiz referência a ele no Facebook em https://www.facebook.com/VelasValorSocial na publicação "algumas imagens de senhas de racionamento e de vales"... o blogspot não tem como enviar mensagem ao autor de uma publicação que não comentando, certo? a composição, cores, as fotos, acho um conjunto excelente.

    ResponderEliminar
  2. artigo de merda, nao diz nada sobre o que eu pedi!!!!
    Nao presta !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Procura em outro site idiota, pois para mim ajudou bastante!!

      Eliminar
  3. as verdades sao para ser ditas!!! ARTIGO DE MERDAAAAAAAAAAA !!!! :(

    ResponderEliminar
  4. MUITO BOM!! ME AJUDOU IMENSOOO CARA

    ResponderEliminar
  5. Comentário bem elaborado porque infelizmente vivi essa situação na época e pretendo que a minha geração de netos tenha conhecimento dela fico grato pela excelência do respectivo comentário

    ResponderEliminar