quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Macbeth

de 
Orson Welles (1948)


«Macbeth é uma tragédia do dramaturgo inglês William Shakespeare, sobre um regicídio e suas consequências. É a tragédia shakespeariana mais curta, e acredita-se que tenha sido escrita entre 1603 e 1606, com 1607 como a última data possível. O primeiro relato de uma performance da peça é de abril de 1611, quando Simon Forman registrou tê-la visto no Globe Theatre, em Londres. A obra foi publicada pela primeira vez no Folio, de 1623, possivelmente a partir de uma transcrição de alguma performance específica. No mundo teatral, muitos acreditam que a peça é "amaldiçoada", e nem mesmo mencionam seu nome em voz alta, referindo-se a ela como "The Scottish play", a peça escocesa.




Em 1947, Orson Welles queria filmar um drama de Shakespeare e tentou convencer investidores a financiarem uma adaptação de Otelo. Sem conseguir esse objetivo, ele mudou para Macbeth cuja história definia como "uma mistura perfeita de O Monte dos Vendavais e A Noiva de Frankenstein. Apoiado pelo produtor Charles K. Feldman, Welles conseguiu convencer Herbert Yates, fundador e presidente da Republic Pictures, a fazer o filme. A oportunidade de contar com Welles representava para ele um grande salto artístico. Apesar da intenção, Yates não ofereceu um grande orçamento para Welles. O director concordou em filmar Macbeth em três semanas ao custo de 700 000 dólares. Welles se comprometeria ainda a arcar com custos adicionais de seu próprio bolso. Welles seria Macbeth e pensou em Vivien Leigh para Lady Macbeth mas desistiu quando ela se casou com Laurence Olivier. Outras actrizes pensadas para o papel foram Tallulah Bankhead, Anne Baxter e Mercedes McCambridge até que Jeanette Nolan, uma actriz de rádio sem experiência no cinema ou teatro, fosse a escolhida.

Orson Welles e a equipa, fingindo ver partes do filme Macbeth. 1947. Allan Grant e Jack Birns.


Orson Welles e a equipa, fingindo ver partes do filme Macbeth. 1947. Allan Grant e Jack Birns.

Os cenários do filme eram os usados para os faroeste da Republic Studios. Quanto aos figurinos, foram alugados de uma empresa chamada Western Costume e Welles foi pobremente vestido. Numa entrevista com o biógrafo/cineasta Peter Bogdanovich, Welles afirma: "Eu deveria ter devolvido as roupas pois fiquei parecido com a Estátua da Liberdade. Mas não havia mais nada nos armazéns da Western que coubessem em mim, daí eu vestir aquelas roupas. Welles contou a Bogdanovich que a cena mais marcante foi causada pela fome. "Nossa melhor cena de multidão foi das forças de Macduff atacando o castelo". "... o que aconteceu na verdade, foi que houve a chamada para o almoço e todos os figurantes saíram correndo para comer." Welles filmou Macbeth em 23 dias, com apenas um dia para os detalhes finais.

As bruxas de Macbeth . 1947. Allan Grant e Jack Birns.

Figurantes a descansar durante as filmagens de Macbeth.  1947. Allan Grant e Jack Birns.

A Republic inicialmente planeou lançar Macbeth em dezembro de 1947, mas Welles não o tinha finalizado nessa data. O estúdio inscreveu o filme no Festival de Veneza de 1948 mas o retirou abruptamente quando surgiram comparações desfavoráveis com o filme de Laurence Olivier Hamlet, que também competia. No circuito de cinemas americanos, a Republic testou a repercussão em algumas poucas cidades. A crítica reclamou da opção de Welles de fazer o elenco pronunciar um sotaque escocês e de ter compactado o texto em apenas 107 minutos. Após as exibições iniciais, a Republic cortou o filme e regravou a fala dos actores, usando as vozes nativas. Essa nova versão foi exibida em 1950 e permaneceu em circulação até 1980, quando as falas originais foram restauradas pela UCLA Film and Television Archive e Folger Shakespeare Library.» (In, wikipédia)

Orson Welles durante a rodagem do filme Macbeth. 1947. Allan Grant e Jack Birns. 

Orson Welles durante a rodagem do filme Macbeth. 1947. Allan Grant e Jack Birns. 




Orson Welles (com 19 anos) já tinha encenado a peça Macbeth em 1936, no bairro nova-iorquino do Harlem, que foi montada pelo Federal Theater Project, do Lafayette Theatre, com um elenco inteiramente composto por actores negros, e ambientando a peça no Haiti pós-colonial.



(fotos Allan Grant, Jack Birns e LIFE Archive)




Sem comentários:

Enviar um comentário