sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A inauguração da Quinta da Calçada em 1939

A inauguração do Bairro da Quinta 

da Calçada em 05 de Fevereiro de 1939


Andei meses a tentar saber qual a data da inauguração do Bairro da Quinta da Calçada, porque se havia fotos tinha de haver um dia da inauguração, e no sábado depois de várias horas a consultar documentos antigos, lá consegui saber um bocado ao acaso. A data foi dia 05 de Fevereiro de 1939. Agora só falta saber a data certa em que acabou para ficarmos a saber quanto tempo durou o bairro onde muitos de nós nascemos e crescemos, para o bem e para o mal. Pelas minhas contas o nosso bairro teve quase 60 anos, já que acabou nos anos 90 mas não sei em que ano; pode ser que algum de vós saiba. Não esqueçam: para lerem as palavras, ou verem as imagens maiores cliquem sobre a imagem.



Salazar e o Eng. Duarte Pacheco á conversa no Bairro da Quinta da Calçada em 05 de Fevereiro de 1939.



Estava a consultar o documento da esquerda no domingo passado, que se chama: Anais do Município de Lisboa 1938-1964, onde retirei esta parte de um relatório de 1939 mas, referente ao ano de 1938, do presidente da câmara da altura que se refere ao Bairro das Minhocas e á Quinta da Calçada, onde se pode constatar que as primeiras casas foram feitas em 1938. Depois resolvi continuar á procura e já no fim do documentos encontro umas páginas chamadas efemérides, onde a certa altura encontro uma referencia á inauguração da Quinta da Calçada com o dia e uma breve discrição, (imagem da direita). Ora sabendo a data podemos ir á procura de noticias em jornais antigos, foi o que fiz, alguns consultei na net e encontrei a noticia do Diário de Lisboa, mas lembrei-me de consultar um serviço da câmara, chamado Hemeroteca e que tem jornais antigos que podemos consultar e comprar as partes que nos interessam. Pedi á Hemeroteca para procurar todas as noticias referentes á inauguração e responderam que tinham um monte de noticias, comprei todas (ficou-me por 17 euros, que se lixe, antes aí que na farmácia), nem tive que lá ir, tratei tudo por mail. Hoje vou colocar duas noticias dos jornais mais importantes da época, depois irei colocando as outras.


Noticias no dia seguinte á inauguração em dois dos jornais mais importantes da época, Diário de Noticias e jornal O Século.


Lanche distribuido ás crianças da Quinta da Calçada, no dia da inauguração em 05 de Fevereiro de 1939.



(fotos Arquivo Fotográfico da CML)



Sem comentários:

Enviar um comentário