segunda-feira, 11 de junho de 2012

Jane Fonda é Barbarella

Barbarella (1968)

um filme de

Roger Vadim


Jane Fonda transportada por Pygar (John Phillip Law), 
o seu anjo da guarda.1967. Carlo Bavagnoli.


Barbarella personifica a última das heroínas de ficção científica: inteligente, forte, com sentido de humor e sexy. Foi assim que o produtor Dino De Laurentis definiu a personagem criada por Jean-Claude Forest para os seus livros de ficção científica para adultos e que, Roger Vadim, transpôs para o seu filme «Barbarella», protagonizado por Jane Fonda; os dois eram casados na altura. 

Roger Vadim a ver o material de Jane Fonda antes de uma take.  Foto de Carlo Bavagnoli, 1967. Este rapaz tratava-se bem, foi casado com pelo menos, quatro actrizes: Brigitte Bardot, Catherine Deneuve, Jane Fonda e Annette Strøyberg.


O filme possui até hoje uma grande legião de fãs, simplesmente pelo fato de Jane Fonda ter realizado uma das performances mais sensuais que o cinema já viu (e ela pode ser vista em trajes mínimos ou insinuantes durante todo o filme). Produzido em pleno Flower Power, das drogas livres e do sexo em grupo, e pouco antes do maio de 68. Desde os ambientes hippies até aos personagens deliciosamente sixties, tudo é um regalo para o olho. No futuro de Barbarella já não há sexo. As pessoas simplesmente tomam um comprimido (um cada pessoa), unem as mãos e têm aquilo que parece ser um orgasmo. Barbarella é enviada para mundos selvagens, onde ainda se faz amor à canzana e, ao que parece, gosta. Gosta tanto ao ponto de se esquecer que tem que salvar o planeta do maléfico Duran Duran (foi daqui que os Duran Duran tiraram o nome).


Jane Fonda presa na câmara de tortura, uma máquina que 
mata a sua vítima de prazer. 1967. Carlo Bavagnoli. 


Inicialmente seria a actriz Virna Lisi quem interpretaria a protagonista Barbarella. Jane Fonda não queria interpretar uma personagem de banda desenhada, pois achava a ideia ridícula. Porém, ela terminou sendo convencida por Roger Vadim a interpretar a protagonista. Barbarella foi um verdadeiro divisor de águas para a actriz Jane Fonda. O filme foi um grande sucesso de público, fez de Jane um símbolo sexual e a tornou famosa mundialmente. Um show de beleza e sensualidade!!! A abertura do filme com o strip-tease de Jane Fonda em gravidade zero é um clássico. (Textos de : obviousmag.org e fotolog.terra.com.br)

Jane Fonda, é atacada por periquitos e tentilhões numa cena de Barbarella. 1967. Carlo Bavagnoli.  


Barbarella foi originalmente uma banda desenhada para adultos, criada em 1962 pelo ilustrador e escritor francês Jean-Claude Forest. A personagem Barbarella é uma aventureira espacial do século XL, com tendências ninfomaníacas que usa o corpo e a sexualidade para conquistar e derrotar os seus oponentes. Barbarella escandalizou a França quando de seu lançamento em livro ilustrado e chegou a ser proibida. Aos poucos, entretanto, conquistou o país e a partir daí espalhou-se pela Europa e pelo mundo, tornando-se uma espécie de ícone do movimento feminista dos anos 60, um James Bond futurista de saias.



(fotos de Carlo Bavagnoli e da LIFE Archive, as fotos da BD estavam á solta na net)



Sem comentários:

Enviar um comentário