terça-feira, 3 de julho de 2012

Memórias de quem viu o cinema (des)aparecer


Coisas boas em jornais

 Jornal A Capital, 19-3-2005. Ana Cavaco, 
com a colaboração de Pedro Bandeira Freire.


Cine-Teatro Monumental em 1982 ou 1983. 
Fotos Estúdio Horácio Novais/Fundação Gulbenkian.

Espectáculos em Lisboa, 1912.
Ao longo dos anos, muitas salas de cinema desapareceram da superfície de Lisboa quase sem deixar rasto. De algumas, ficaram as fachadas; de outras, apenas a memória de que, um dia, um projector iluminou um ecrã numa sala escura. É desses tempos que aqui vamos falar. Tempos em que ir ao cinema representava um acontecimento social; em que ver um filme era mais que estar sentado, quieto, em silêncio. Ir ao cinema já não é o que era. Os trajes especiais usados para assistir às estreias ou sessões em grandes salas foram substituídas pelas roupas confortáveis da modernidade, os leques, as plumas e outros adereços deram lugar a bebidas gaseificadas e a pipocas barulhentas. Uma simbólica máquina do tempo serve de guia numa viagem à época em que ir ao cinema era uma ocasião mais que especial.
«Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades» já Camões anunciava e bem antes de haver a tal invenção de captar imagem numa película e projectá-la num ecrã. Pois que no cinema, também ele dono de poesia, os tempos e as vontades, de igual modo, não estacam. Ao longo dos anos, foram-se perdendo salas, espectadores, o prestígio e ânsia simbólica de assistir a uma estreia. Algo de bizarro porque, tendo em conta a globalização e o crescimento da população mundial, deveria ter acontecido o contrário: mais salas, mais espectadores, mais filmes. Tudo mais e melhor. Mas, se é verdade que se perdeu o glamour e a magia de ir ao cinema, também não o é menos que muitos dos espaços que lhe davam classe e fascínio desapareceram. O que lhe propomos é uma viagem, em palavras, a esse tempo perdido. Uma viagem de revisitação a espaços que fecharam para dar lugar, por exemplo, a armazéns de roupa ou a supermercados. Outros ainda mais flagrantes, autênticos símbolos da Sétima Arte, que fecharam para obras e abriram como Igrejas ou como hinos do mundo globalizado e capitalista.
Pedro Bandeira Freire
Nesta máquina do tempo, o relógio foi ajustado por Pedro Bandeira Freire, ex-dono dos cinemas Quarteto e um espectador atento das salas desaparecidas. Tão atento que elaborou uma lista, de A a Z, com os nomes dos espaços eliminados do mapa lisboeta e que eram local de romaria para quem era cinéfilo. «Tenho imensa pena que os cinemas tenham desaparecido, mas também sei que é a evolução dos tempos e que, cada vez mais, passa a haver inovações tecnológicas que o vão tomando mais efémero», lamenta Bandeira Freire.
Efemeridade alcançada pela quantidade de cópias feitas nos dias que correm (antes apenas havia uma ou duas de cada filme), pela invasão que dos blockbusters, pelo pouco tempo de exibição de alguns filmes e pela evolução dos formatos de gravação. «O que se passa é que tudo tem a sua evolução. Com o aparecimento das novas técnicas de reprodução de imagem e com a globalização o mercado acaba por ficar saturado. Hoje, o filme é rentabilizado na estreia, depois passa para DVD e, quando se querem filmes para fazer reposições, não se encontram as cópias. O que é pena porque não há armazéns que resistam a guardar tantas bobinas. Nos dias que correm, ninguém liga a isto e as cópias ficam como objectos para deitar fora. Ao fim de cinco anos, como os direitos acabam, as fitas são destruídas. Antes, quando era novo, chamava-se a machadinha porque eram cortados com machados», explica Bandeira Freire.

PASSADO

Cartaz dos cinemas em Lisboa, 20-11-37.
Quando ir ao cinema era um happening social havia várias «categorias de sessões». As mais in eram as estreias, guardadas, entre outras, a salas como o Monumental, Éden, Império, Politeama ou Tivoli. Depois, passava-se para os cinemas de reprise, aqui podia ser de primeira, segunda ou terceira em salas como o Bélgica, Europa ou o Royal. Nestas últimas que podiam chegar a quarta reprise, o filme estava já em tão má qualidade (a fita já se havia degradado) que pedaços da obra eram imperceptíveis. «Os filmes voltavam, estreavam e depois eram repostos nas chamadas reprises. Os grandes êxitos de anos passados eram aproveitados e mandavam-se vir novas cópias, passando-as novamente nas grandes salas», continua.
Naquela que era a sua durabilidade, os tais cinco anos antes de serem cortadas ao machado ou queimadas, as películas faziam como que um tour pelo País. Estreavam em Lisboa, depois iam ser exibidos nas grandes cidades, como Porto, Coimbra ou Faro, circulavam pelos cine-clubes da província e apanhavam o «avião» para o Ultramar. Uma volta ao continente e províncias ultramarinas para regressar para as primeiras reprises em Lisboa. Curioso era o facto de, naquela altura, cada sala de cinema (não esqueçamos que abrangem quase as letras de A a Z), tinha um filme diferente. Diversidade causada pelo facto de cada uma das salas estar ligada a uma major norte-americana.
«Por exemplo, nos anos 50, a lista de filmes era imensa e cada uma das salas tinha a sua própria película- Nesta altura havia o sistema das grandes produtoras porque cada uma delas tinha exclusivo de uma sala. A Metro Golden Mayer passava no São Luís; a Twenty Century Fox passava no Tivoli; a Universal andava entre o Éden e o Odeón; a RKO passava no Politeama», explica. Era também comum haver parcerias entre as salas de cinema. Por exemplo, o Alvalade fazia partilha com o São Luís: enquanto uma sessão começava nesta sala, a outra passava documentários, noticias e anúncios. Depois, quando o filme terminava, ia um homem de lambreta levá-lo ao cinema de Alvalade. «Houve uma vez em que o tipo que levava as cópias teve um acidente na rotunda do Marquês e a projecção atrasou mais de uma hora», conta Pedro Bandeira Freire.
Depois, ao contrário do que acontece hoje, em que há um dia marcado para as estreias cinematográficas, cada sala tinha a sua própria data. O Tivoli estreava filmes à segunda, o São Luís às terças, o Odeón à quarta, o Politeama à quinta e o Éden estreava às sextas. Assim, todos os dias, para quem pudesse pagar o bilhete - ir às estreias era mais caro - tinha um filme diferente e novo para ver durante toda a semana. Além disso, havia também eidos especiais: o Tivoli, às terças-feíras, passava os grandes clássicos; o Império fazia o eido «Gente de Cinema Fala Sobre Filmes»; e o Roma juntava uma orquestra a uma película e falava-se de música e cinema. Variedade não faltava para quem era amante da Sétima Arte.

 Cartaz dos cinemas em Lisboa nos anos 30, 40 e 50.


OUTRAS ESTÓRIAS.


«Naquela altura, era eu ainda garoto, ir ao cinema era um acontecimento, principalmente quando se ia ao Monumental, ao Éden ou ao Império. As pessoas vestiam-se a rigor para ir a uma sessão e, uma coisa curiosa, era a obrigatoriedade de levar casaco e, em alguns casos, gravata. O casaco era para impedir cenas libidinosas entre os senhores e as senhoras, como roçar de braços e outros toques do género», conta Pedro Bandeira Freire.
Cartaz dos cinemas em Lisboa, 29-01-60
Atitudes libidinosas com que o antigo dono do Éden parecia concordar. Em tempos remotos, era habitual nas salas de cinema haver espectáculos de variedades. O Éden tinha um corpo de bailarinas que animava a plateia antes da sessão e, para «rentabilizar» o negócio, o senhor decidiu construir uma série de túneis labirínticos para permitir airosas saídas de quem não queria ser encontrado numa espécie de quarto com divã encastrado. «Os túneis tinham várias portas de saída dando um ar clandestino ao cinema. Além disso, os camarotes daquele cinema, tinham uma espécie de vidros espelhados que se baixavam como o dos carros, e quem lá ia fazia tudo menos ver filmes», diz Bandeira Freire.
Assim era nos cinemas ditos mais refinados. Mas, nos chamados cinemas de reprise, normalmente localizados nos bairros, não era raro haver troca de mimos entre a assistência e comentários aos diálogos dos filmes. Por exemplo, no Chiado Terrasse, antes em frente da Livraria Bertrand, junto ao Bairro Alto, houve um senhor que decidiu tocar de forma menos apropriada uma senhora. Esta, reagindo à inconveniência, não se fez rogada e pregou-lhe uma estalada. «Talvez acontecesse porque era um cinema localizado junto ao Bairro Alto e por isso não muito bem frequentado», justifica o ex-proprietário dos Cinemas Quarteto.
Já agora, convém esclarecer que, na altura, o projeccionista não dava por este nome. É que no Tivoli trabalhava um que era marreco e daí em diante, cada vez que havia um problema com a película, não era estranho ouvir alguém na multidão berrar: «Ó Marreco! Olha o som!». Noutra ocasião, quando passavam as notícias do dia - algo como os telejomais de hoje mas apenas com cariz oficial de divulgação dos feitos dos ministros e eventos de estado - anunciava-se a exposição das jóias da coroa britânicas. Na altura em que o locutor descrevia um valioso broche feito manualmente, alguém da plateia gritou: «À mão?! Nunca tal tinha ouvido!» O entusiasmo de quem se sentava naquelas cadeiras era tal que não havia timidez em dizer, após o anúncio da primeira viagem ao espaço: «Que merda! E eu continuo a apanhar o eléctrico para a Estrela...» Comentários que, se hoje fossem ouvidos, causariam consternação e embaraço. Mais uma vez, mudaram-se os tempos e mudaram-se as vontades. Quem vai ao cinema nos dias de hoje não recorda os tempos áureos de quem guardava os tostões para ver mais um filmito. De quem nem sequer se importava de ver uma película que já estivesse devassada pela máquina de projecção. 
Cartaz dos cinemas em Lisboa, 11-12-70
O entusiasmo passou, os cinemas fecharam, mas as memórias de quem viveu esse tempo continuam vivas e saudosas. Afinal, andava-se de sala em sala; não era raro passar de um cinema para o outro só para ver o segundo filme de reprise - normalmente as sessões eram duplas, sendo que a primeira era de uma película mais antiga e a segunda uma mais recente. Hoje, as salas enchem apenas quando se trata de um famoso blockbuster e os filmes seguram-se, se renderem nas bilheteiras, escassas semanas. Antes, mesmo às u da matina, havia quem preenchesse todos os lugares de uma plateia para ver a máquina dos sonhos funcionar.


FOTOGRAMAS DE CINEMA MUDO.


Tanto para os mais nostálgicos como para aqueles que, simplesmente, não viveram, já, nessa Lisboa, segue-se uma lista das grandes salas e algumas curiosidades de uma época que findou. E muitas ficam, ainda, por contar. O Alvalade, o Campolide, o Castilho, o Cine Bloco, Cine Lumiar, Cinearte, City Cine, Estúdio 444, Hollywood, Loreto, N' Angola, Palatino, Restelo, Satélite, Sétima Arte, Star, Xénon, Zodíaco...

ABC - Cinema de estreias, inaugurado em 1956.

Aviz - Cinema de estreias, inaugurado em 1956 a partir do antigo Palácio.

Animatógrafo do Rossio - Inaugurado a 8 de Dezembro de 1907, na altura anunciava: «Fitas de Sensação interpretadas por bons actores estrangeiros. Salão muito central». Hoje, é uma conhecida sex-shop.

Bélgica - Abre as portas em 1928, passa a ser chamado de Cinema Universal em 1968 e, mais tarde, assume, oficialmente, esse nome. Em 1973, é comprado pela distribuidora Animatógrafo.

Belém Cinema - Foi construído a partir de um velho barracão em 1925. Acabou por desaparecer com a construção da urbanização local.

Caleidoscópio - Findou para dar lugar a uma discoteca de música africana.

Cervejaria Portugália - Uma sala pequena situada no andar de cima da cervejaria da Avenida Almirante Reis, onde se comiam tremoços e bebiam imperiais, enquanto se assistia à película.

Chiado Terrasse - Inaugurado a 29 de Outubro de 1908, torna-se uma das salas de referência de Lisboa. Começa por ser um cinema de estreia, mas acaba por se tornar de reprise. Nos anos 70, foi vendido ao Banco Fonseca & Bumay.

Cine Oriente - Construção terminada em 1930, albergava uma sala de 496 lugares, 168 balcões e 194 lugares de geral. Em 1977, mudou de gerência e, após melhoramentos, passou a chamar-se Novo Cine.

Cinema Roma - Hoje, conhecido como Fórum Lisboa, é a sede da Videoteca Municipal. O auditório funciona, agora, para projecção de filmes, quando inseridos em festivais, e para concertos de música.

Cine Restauradores - Antigo Cinema Chantecler que, a 20 de Dezembro de 1935, passa a realizar sessões permanentes das 12 às 24 horas. Localizava-se um pouco abaixo do Éden e era muito modesto. Os bilhetes eram carimbos colocados nas mãos dos espectadores.

Real Coliseu de Lisboa - Foi aqui que em 1896, os lisboetas assistiram às primeiras projecções cinematográficas. Nada mais nada menos que o filme Cinematógrafo dos irmãos Lumiére. Anos mais tarde, mudou de nome para Coliseu dos Recreios.

Condes - Começou por ser um pequeno teatro tutelado pelos condes da Ericeira. Foi construído entre 1756 e 1765. Anos depois, após dificuldades financeiras vividas por sucessivos donos, acabou nas mãos de José Martins Castello Lopes e passou a ser uma sala inteiramente dedicada ao cinema. Até 1924, data de inauguração do Tivoli, foi um dos cinemas mais bem frequentados de Lisboa. Acabou fechado pela câmara de Lisboa e abriu como Hard Rock Café.

Éden - Uma das salas mais míticas de Lisboa. Cinema de estreia que os anos viram morrer e ser transformado em hotel e a albergar, no rés-do-chão, a Loja do Cidadão.

Éden (em Alcântara) - Inaugurado a 12 de Março de 1921, servia para escoar público de outra sala de cinema (Promotora).

Estúdio Império - Sala situada uns andares acima do Império, era conhecida como a que passava os filmes mais intelectuais e mais «difíceis». Os filmes de Ingmar Bergman tinham ali lugar de destaque.

Europa - Inicialmente para ter o nome Astória, foi inaugurado em 1930 sob o nome Cinema Europa. O projecto acabou por fracassar devido a má gestão e a sala foi encerrada até 1936, altura em que foi alvo de uma reestruturação. Depois de anos de serviço à gravação de programas de televisão, pode, agora, ser demolido.

Salão Foz - Inaugurado na dependência do Palácio Foz. Tinha apenas lugares de plateia e, por isso, era utilizado exclusivamente para cinema. Sucessivas remodelações levaram a que o espaço fosse adaptado a representações teatrais.

Ginásio - Começou por ser uma sala dedicada ao teatro mas, depois de várias reviravoltas do destino, acabou transformado em cinema. Foi explorado como sala de projecção até 1950, quando lhe atribuíram o título de cine-teatro, o que implicava que a encenação voltasse ao palco daquele espaço. Foi demolido nos anos 50.

Imperial Cinema - Começou por ser Pathé Cinema (pelo meio da década de 20), para em 1956 se passar a chamar Imperial Cinema, altura em que exibia filmes em reprise. Anos mais tarde, acabaria por ser remodelado e os donos conferiram-lhe, de novo, o estatuto de cinema de estreia, regressando à designação de Pathé Cinema.

Império - Localizado no bairro da Estefânia, escolheu para si a característica de «Cinema de Elite». Funcionou entre 1916 e 1918.

Império - A meio da Alameda D. Afonso Henriques, é um dos maiores símbolos das salas dedicadas à Sétima Arte que viram findar os seus dias. Sem apoios para se manter como sala de cinema, acabou vendido à Igreja Universal do Reino de Deus Jardim Cinema - Inaugurada em Maio de 1931, era uma sala de cinema ao ar livre. No terreno do edifício, estava ainda localizado um stand de automóveis. Um ano depois, o espaço era adaptado à projecção de filmes com 1000 lugares. Junto ao ecrã, foi construída uma fonte luminosa. Anos mais tarde, reduziu a capacidade para 705 lugares.

Lys - Foi, durante largos anos, cinema de repríse,projectando, logo que saíssem das salas mais importantes, as grandes obras cinematográficas. Foi inaugurado em 1930. Após obras no seu interior, passou a cinema de estreia sob o nome de Roxy. Localizado junto dos Anjos, o edifico que costumava ser imponente acaba por ser irreconhecível nos dias de hoje.

Max - Evocando uma das mais importantes figuras do cinema, o Max Cine tinha como particularidade a cabina isolada da sala e situada no exterior do cinema. Tentou ser cinema de estreia, mas acabou por não conseguir vencer. Foi vendido em 1968 à Paróquia de São João Evangelista.

Odeón - Inaugurou em 1927 com uma critica elogiosa: «que primasse em conseguir que,pela primeira vez, os letreiros das fitas que os nossos cinemas apresentam ao nosso público sejam o que devem ser- escritas em correcto Português». Na primeira sessão, foi projectada A Viúva Alegre, de Eric von Stroheim

Olympia - Com uma programação dedicada às cinematografias francesa e dinamarquesa, atraia multidões. Foi também palco de interesse para os intelectuais lisboetas que ali assistiam a matinés teatrais. Entre 1917 e 1918, a programação desta sala dividia-se: às segundas e quartas para matinés infantis; quintas, sábados e domingos para os grandes filmes; às terças e sextas, decorriam as matinées de arte. Como não existiam lugares marcados, era habitual deixar um lenço a assinalar a cadeira em que se estava sentado. Só que essa marca era facilmente ultrapassada e desrespeitada.

Paris - Abriu as portas em 1915 no fim da Rua Ferreira Borges. Dois anos mais tarde, foi objecto de remodelações e considerado pela Imprensa como «uma casa de espectáculos moderna» que proporcionava programas atraentes. O fim do Cine Paris foi sentenciado quando uma vistoria da Inspecção dos Espectáculos declarou o lugar inseguro e, por isso, fechado. Foram feitas novas obras e voltou a abrir em 1931 como «o mais amplo, o mais confortável e de maior lotação de todos os cinemas de Lisboa».

Pátria - Permitiu que os habitantes do bairro do Beato tivessem acesso facilitado à Sétima Arte. Foi construído em 1917 e anunciava-se como «o mais distinto cinema», proporcionando «rendez-vous elegantes».

Politeama - O teatro que hoje é palco dos espectáculos de variedades de Filipe La Féria foi um dos grandes cinemas de Lisboa. O jornal O Século descreveu a inauguração, em 1913, do Politeama como «completamente cheia, iluminada de profusão, de grande harmonia de cores, predominando o dourado, soberbo. O público irrequieto que tinha disputado à porta os bilhetes caríssimos, manifestou todo o agrado, porque a expectativa geral não fora iludida». Um ano depois, era iniciada a temporada cinematográfica com A Mulher Nua. A sala ia alternando entre peças de teatro e filmes, sendo que, em 1928, passava a dedicar-se, exclusivamente, ao cinema.

Promotora - Em 1930, a Sociedade Promotora de Educação Popular erguia, na zona de Alcântara, um edifício dedicado à projecção de filmes. Com uma plateia, primeiro e segundo balcão, albergava uma lotação de 480 lugares.

Rex - Construído ao lado do antigo Real Coliseu de Lisboa, na Rua da Palma, o Rex abriu as portas em 1936 com uma lotação de 500 lugares.

Royal - Foi construído no «excêntrico» bairro da Graça, numa época em que maior parte das salas de cinema se situava na zona da baixa lisboeta - A sala era das mais amplas, decorada em tons claros, e tinha espaço para um palco, uma vasta sala de baile e um bar. As quintas eram dias de estreias e as quartas dedicadas às matinées dançantes. O Royal Cine está ainda ligado a um momento importante da evolução do cinema: em 1930, a tela conseguia passar imagens sincronizadas, com rigorosa precisão, com o som do filme Sombras Brancas nos Mares do Sul. Hoje, quem passa por ele desconhece que, antes, já houve ali uma sala de cinema. Do original é apenas mantida a fachada ornamentada.

Salão Lisboa - De cariz popular, localizado na zona do Marfim Moniz, iniciou actividade em 1916 com sessões às quintas, sábados e domingos, com «espectáculos sensacionais». Dava particular atenção aos filmes de acção e, por isso, era frequentado por um público mais jovem. Com o decorrer dos tempos, ficou a ser conhecido como o «Cinema Piolho». Em 1972, a exploração do espaço, enquanto cinema, foi cancelada, sendo o edifício alugado como armazém de revenda. Mantém-se assim até aos dias de hoje.

São Luís - Depois de ter sido conhecido como Teatro D. Amélia de Teatro República, o espaço abre em 1918 como Teatro São Luiz. 10 anos mais tarde, deixaria de parte a programação teatral para se tomar em exclusivo numa sala de cinema. Metropolis, de Fritz Lang, foi uma das maiores atracções do programa que assinalava a abertura do São Luiz Cine. Foi ainda uma das primeiras salas de Lisboa a aderir à tecnologia que tornava o cinema audível.

Terraço do Capitólio - Localizado no Parque Mayer, possuía dois espaços dedicados ao cinema, um no interior e outro localizado no terraço (embora as projecções ao ar livre só tenham começado anos mais tarde). Corações de Exílio, de Michael Kertetz (mais tarde mudou o nome para Michael Curtis), foi o filme escolhido para estrear o espaço.

Universal - Sala onde, mais tarde, teria lugar o Rock Rendez-Vous.

Vox - Sala que, hoje, conhecemos como Cinemas King.

Voz do Operário - Duas colectividades uniram-se para criar uma casa de cultura acessível às classes mais desfavorecidas. A Voz do Operário surge no panorama lisboeta como um lugar que servia de salão de baile e cinema, localizando-se este no terceiro andar do edifício.

Autoria: Ana Cavaco 
publicado no jornal 
A Capital 
19 de Março de 2005


Dinis Machado fotografado em frente ao cinema Olympia, que aqui já não tinha o y
Copiado de um jornal o Sete.








Sem comentários:

Enviar um comentário