terça-feira, 20 de março de 2012

Grandes Artistas por Gjon Mili


Gjon Mili (1904-1984), nascido na Albânia, chegou aos Estados Unidos em 1923 e, sete anos mais tarde, através do seu trabalho com Harold Eugene Edgerton do MIT, fazia já várias experiências fotográficas na captura de sequências de acções através da utilização de um flash para imobilizar a cena. Foi dos primeiros a utilizar um flash electrónico e luz estroboscópica na criação de imagens que iam para além da mera utilidade científica. Até à sua morte, em 1984, foi fotógrafo da revista LIFE, onde as diversas reportagens o levaram a fotografar inúmeras personalidades, entre elas Pablo Picasso.  Em 45 anos de profissão, viajou por lugares do mundo inteiro retratando celebridades, artistas, desportos, shows, arte e arquitetura.
(In, obviousmag.org e foto.espm.br)


Pablo Picasso, em sala escura, criando desenho de luz, Vallauris, França, 1949. / Raoul Dufy, pintando num terraço em Caldas de Montbuy, Espanha, onde ele estava a tratar uma artrite incapacitante, 1949.


Henri Matisse, em sua casa em Nice, 1949. / Marc Chagall pintando no seu estúdio, França, 1949.


Maurice Utrillo pintando em seu estúdio, Le Vesinet, França 1949 / Maurice Vlaminck em seu estúdio cercado por algumas de suas pinturas. Normandia, França, 1949.


Georges Braque, rodeado por alguns de seus trabalhos, em seu estudio em Paris. França, 1949. / Giorgio de Chirico em seu estúdio com muitas peças de seu trabalho. Itália, 1949.


Henry Moore, entre algumas de esculturas em seu estúdio em Much Hadham, Inglaterra, 1949. / Fernand Leger espiando por cima de algumas de suas pinturas em seu estudio em Paris, 1949.



(Fotos Gjon Mili e LIFE Archive)




Sem comentários:

Enviar um comentário