quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Drugstores: Sol a Sol e Tutti Mundi

os primeiros em Lisboa


Em 1968, tinha 14 anos e trabalhava na baixa, na rua da Prata e como tinha muito tempo ao almoço, (a loja de tecidos só reabria ás 15 horas), ia algumas vezes ter com o Luís "pintor", á rua de Santa Marta onde ele trabalhava numa loja de roupas e lembro-me de ir ver o Drugstore Sol a Sol, (já não me recordo se ia sozinho ou com o Luís), e entrar pela rua Rodrigues Sampaio e sair na avenida da Liberdade. A pouca memória que tenho é de meia dúzia de lojas e ser uma coisa a dar para o "fino". Não sei bem a diferença entre "Drugstore", Shopping" e "Centro Comercial", talvez tenha a ver com o tamanho e o numero de lojas e acho que os "Drugstores" são ou eram uma coisa mais selectiva. O Sol a Sol deve ter sido o primeiro em Lisboa, não encontrei noticia referente á sua abertura, mas deve ter sido em fins de 1967, porque em Dezembro de 1967 já estava a funcionar. Nesse mesmo ano abriu o Tutti Mundi, onde hoje funciona o centro comercial Roma. Mais tarde, veio o Apolo 70 (bons gelados, bons filmes), e nunca mais pararam de crescer como cogumelos pelo país fora. Mas, o primeiro shopping ou centro comercial, deve ter sido o Cruzeiro no Monte Estoril, como podem ver em ruinarte.blogspot.com. Aliás, um excelente trabalho. Ler Aqui


O anuncio da discoteca no Drugstore Sol a Sol foi encontrada em guedelhudos.blogspot.com, e trazia a legenda: in "Diário Popular", 22 de Dezembro de 1967.



 Fotos da Av. da Liberdade 232 e Rua Rodrigues Sampaio 77, as entradas do Drugstore Sol a Sol.


 Noticias referentes á abertura do Tutti Mundi em Dezembro de 1968.


Anuncio pouco antes do carnaval de 1970.



Fotos da Av. de Roma 48 e Rua Conde de Sabugosa 15, entradas do Drugstore Tutti Mundi.


O Apolo 70 só chegou em 1971. Anuncio da abertura, reportagem e anuncio do filme inaugural. A foto da reportagem é do arquivo fotográfico da CML.


O Cruzeiro no Monte Estoril, deve ter sido o primeiro de todos em Portugal. E o mais bonito.


(foto de O Cruzeiro: ruinarte.blogspot.com. As outras foram feitas com o Google View)



1 comentário:

  1. (-.-)...Conheci e vivi esse centro que era um espetaculo para a época. Foram noites bem passadas nesse lugar...

    ResponderEliminar