domingo, 29 de janeiro de 2012

Filmezinhos de Sam


"Filmezinhos de Sam" - Uma série de 41? pequenos filmes para a RTP, da autoria de Sam (Samuel Azavey Torres de Carvalho) o cartonista conhecido entre outras obras pela criação do célebre "Guarda Ricardo". Os filmes foram protagonizados por Mário Viegas e realizados por José Cunha.


"Mário Viegas presta–se bem ao tipo de humor, entre o 
desconcertante e o absurdo, que povoa estas pequenas histórias." (Sam)


video
Tempo de Recreio

video
A pesca


Perfil  de Sam por Silas de Oliveira, em O Jornal 27-01-1989, e Ad Ephemeram Gloriam, monumento ao poder efémero, da autoria de Sam, no cimo do relvado da Alameda Dom Afonso Henriques, em frente da porta principal do IST - Instituto Superior Técnico.É dedicada "A TODOS OS QUE PASSAM E OUSAM DETER-SE", a escultura é uma grande cadeira com o acento inclinado. (foto de marcasdasciencias.fc.ul.pt)



Falecido em 1993, Samuel Azavey Torres de Carvalho, engenheiro de formação, ficou conhecido pelo pseudónimo Sam e pela faceta de cartoonista, com desenhos de traços simples que assinalam em 2008 a quarta década de publicação, destacando-se o famoso Guarda Ricardo, publicado pela primeira vez a 27 de Maio de 1971 no Notícias da Amadora, um analista do quotidiano "guarda da justiça, liberdade e de um certo equilíbrio", nas palavras do próprio autor. (In, Blitz)


Sam, o nome com que Samuel Azavey Torres de Carvalho assinava os seus cartoons, foi dos mais fustigados pela censura.(In, aeiou.expresso.pt)



(Cartoons encontrados na net)



Sem comentários:

Enviar um comentário