sábado, 27 de abril de 2013

As Meninas de Billy Wilder

Irma La Douce de Billy Wilder (1963)


Fotos de Gjon Mili


“Ser honesto é como depenar uma galinha
ao vento, ficas com a boca cheia de penas”.
frase de Moustache (Lou Jacobi) no filme

Shirley MacLaine é a menina principal. Gjon Mili 1963.

É uma "história de paixão, sangue, desejo e morte, ou seja, tudo o que faz a vida valer a pena". Baseado na peça teatral de Alexandre Breffort, Irma la Douce foi um dos grandes sucessos de Billy Wilder. É uma comédia romântica, sim, mas muito incomum; são 147 minutos de um enredo absurdo e delirante, em que os argumentistas Billy Wilder e I.A.L. Diamond parecem querer, a toda hora, atingir o limite de loucura.


Shirley MacLaine é a menina principal. Gjon Mili 1963.

Billy Wilder a dirigir Irma e Moustache. 1963. Gjon Mili.

Billy Wilder no seu escritório em Hollywood com o co-argumentista I.A.L. Diamond. 1960.


Nestor (Jack Lemmon) é um policia honesto que se apaixona por Irma (Shirley MacLaine), uma prostituta das mais requisitadas de Paris. Ela trabalha na Rua Casanova e é aí que tudo acontece. Após ser demitido da polícia por não aceitar participar do acordo entre prostitutas, chulos e policias, ele torna-se o chulo de Irma, mas não quer que ela se encontre com nenhum homem que não seja ele. Com a ajuda do dono de um bar, ele finge que é um lorde inglês muito rico mas, em segredo, trabalha no mercado como estivador e isso o deixa muito cansado, fazendo Irma supor que Nestor perdeu o interesse por ela. Quando Irma tem uma briga com Nestor, ela decide ir para a Inglaterra com o lorde, ou seja, com ele mesmo. Então Nestor acha que é hora de acabar com a farsa e "mata" o lorde. Porém, ele passa a ser acusado de assassinato pelo sumiço do lorde. 
(Sinopse em wikipedia)


Irma (Shirley MacLaine) e Nestor (Jack Lemmon). 1963 Gjon Mili.


Uma das piadas do filme é o dono do bar, Moustache (Lou Jacobi), que comprou o estabelecimento já com o nome de Chez Moustache e, portanto, achou mais barato deixar crescer o bigode do que comprar outro letreiro. Segundo as autoridades, ele é um ladrão de galinhas romeno chamado Constantinescu, e também foi professor de economia na Sorbonne, croupier em Montecarlo, coronel da Legião Estrangeira em Marrakesh, soldado em Dunquerque, um dos maiores advogados criminalistas da França e chefe da obstetrícia na África Equatorial Francesa com o dr. Schweitzer... "mas isso é outra história". 
(In, omelete.uol.com.br)

Meninas de Billy Wilder. 1963. Gjon Mili.

Mais Meninas de Billy Wilder. 1963. Gjon Mili.

 Mais Meninas de Billy Wilder. 1963. Gjon Mili.

 Mais Meninas de Billy Wilder. 1963. Gjon Mili.

 Mais Meninas de Billy Wilder. 1963. Gjon Mili.


Billy Wilder contrói uma das mais delirantes sequências quando Lord X começa a contar a sua vida usando como base os filmes ingleses que tinha ido ver ao cinema para treinar a célebre pronúncia, é um perfeito delírio de “Gunga Din e os lanceiros da ìndia, até ao “Lawrence da Arábia”, passando pela “Ponte do Rio Kwai” que lhe caiu em cima, tudo aconteceu ao distinto Lord, mas agora que eles se encontraram o seu destino está traçado. 
(In, amemoriadocinema.blogspot.com)

Irma (Shirley MacLaine) e Nestor (Jack Lemmon). 1963 Gjon Mili


“O amor é ilegal, o ódio não. Você pode odiar quem quiser onde quiser. Mas se você quer ternura, 
carinho, um ombro para chorar, um sorriso, precisa se esconder em becos escuros, como um criminoso!”
frase de Moustache (Lou Jacobi) no filme



(Fotos Gjon Mili e LIFE Archive)


1 comentário:

  1. Shirley linda demais em sua juventude!!! Marcos Punch.

    ResponderEliminar