"Houve duas distribuidoras que me ensinaram a ver os genéricos: a «Exclusivos Triunfo» que me provocava logo uma descarga de adrenalina com o seu empolgante logótipo: Apolo no carro solar ao som da «Sinfonia do Novo Mundo» de Dvorak. Jesus! Mesmo que o filme fosse mau lá estava eu agarrado! A outra foi a «Filmes Castello Lopes» com a sua águia familiar a todos os benfiquistas. Era como se fosse da família e de facto tinha, e tem, uma equipa dos diabos! Vejam só os títulos!"
(Manuel Cintra Ferreira no catálogo da Cinemateca: 70 Anos de Filmes Castello Lopes)
Historial da empresa Castello Lopes por M. Félix Ribeiro em: Os Mais Antigos
Cinemas de Lisboa 1896 - 1939, edição da Cinemateca Nacional, 1978. Clique para ler.
Capa do catálogo da Cinemateca Portuguesa editado por ocasião do ciclo 70 anos de Filmes Castello Lopes em 1986. A concepção gráfica foi de Luís Miguel Castro e inclui textos de Luís de Pina, João Bénard da Costa, Manuel Cintra Ferreira e Fernando Lopes (um quarteto de respeito) e uma extensa entrevista com os irmãos Castello Lopes conduzida por José Manuel Costa e João Bénard da Costa. Se, ainda existir algum exemplar comprem que não vão se arrepender.
Gerard Castello Lopes em entrevista a Eduardo Geada no jornal A Capital em 1970.
Entrevista de José Manuel Castello Lopes á revista Visão em 1996. Clique para ler.
José Manuel Castello Lopes, distribuidor de filmes, no escritório da empresa com um poster do filme E Tudo o Vento Levou. Depois da morte de seu irmão Gérard Castello Lopes em 2011 (um destes dias farei um post sobre as suas fotos), José Manuel Castello Lopes ficou sozinho á frente da empresa e é um dos poucos distribuidores antigos que restam. Foto de António Pedro Ferreira, copiada do jornal Expresso.
Obrigada, bem merecida homenagem!
ResponderEliminarAbraço Rosa Castello Lopes
70 anos de Filmes Castello Lopes em 1986
ResponderEliminareu tenho 1 alguem quer? FRS.1@SAPO.PT
Belos filmes vi e revi
ResponderEliminar