domingo, 18 de março de 2012

As Confecções Hollywood

do 

Bairro de Alvalade


As Confecções Hollywood, eram uma pequena fábrica que existia na rua João Saraiva, 36 no bairro de Alvalade em Lisboa, mesmo em frente do Stand Moderno; faziam muitas coisas de confecção de tecidos mas, o principal era fatos de banho para homem, senhora e criança que tinha a marca (mais ou menos conhecida) de OK!. Como muitas outras pequenas e médias empresas, não aguentou as mudanças (direitos e reivindicações dos trabalhadores, impostos, etc)  trazidas com o 25 de Abril, aliada á crise têxtil que se fazia sentir fortemente na Europa e viveu anos de altos e baixos. A forma como alguns patrões resolvem muitas vezes estes problemas é fecharem as portas (abrem falência) e mudam a fábrica para outro sitio qualquer e geralmente com as mesmas máquinas e com trabalhadores que não levantem problemas.
A minha irmã Helena trabalhou nas Confecções Hollywood durante muitos anos e quando fez as "Novas Oportunidades" escreveu um pequeno texto sobre o que se lembrava daqueles tempos e que deixo aí em baixo. Trabalhei durante uns meses na rua Acácio Paiva (por volta de 1965/66) que é muito perto da fábrica de confecções mas, não tenho qualquer memória desse tempo (tinha 11/12 anos) a não ser de uma miúda nova que trabalhava com a minha irmã (e que está na primeira foto) e que chegou a ir connosco á praia.


Foto a preto e branco de 1966 em palavras da minha irmã: "Nesta foto estou com algumas das minhas colegas e a nossa Mestra á porta da fábrica na hora de almoço. Tinha 17 anos e já estava no corte". A terceira da esquerda é a minha irmã. A miúda mais nova é a que foi connosco á praia. A foto a cores foi feita com o Google View, 2009.


A Minha Profissão 
por Helena Grave


"Entrei para a fábrica de confecções Hollywood no bairro de Alvalade, com treze anos. As confecções que fabricavam eram: fatos de banho, de ginástica e natação para homem, senhoras e crianças. Comecei com aprendiz e as minhas tarefas eram dar linhas ás costureiras, ir buscar água, marcar as etiquetas para cada peça com o tamanho. o nome do modelo e a cor. Ao fim do dia tinha de apanhar os trapos e deixar as linhas arrumadas nas prateleiras.
Aos catorze anos disseram (a Mestra), que me iriam colocar na máquina de costura para aprender, porque tudo o que tinha feito até ali fazia bem. Mas, eu não gostava da máquina de costura e disse á Mestra que não queria ir; o que eu gostava era de desenhar e cortar, ao que ela me respondeu; que eu era muito pequena para o corte, era uma grande responsabilidade, porque as tesouras eram grandes e também porque havia máquinas eléctricas para cortar os tecidos e ela tinha medo que me acontecesse algo. Mas, eu insisti, e lá fui para o corte onde sempre estive e cheguei a chefe de corte; fazia os moldes das peças á mão (mais tarde, também já os fazia no computador), pois tirei um curso de modelista no CIVEC, o qual nunca o coloquei em prática, porque entretanto a fábrica fechou. participava na escolha dos tecidos e dos modelos para a colecção (os tecidos eram escolhidos de acordo com o modelo que se ia fazer); depois de escolhidos e seleccionados a colecção era toda cortada por mim e só depois nas encomendas em, me encarregava de ensinar as minhas colegas. Houve um ano que desfilei com vários modelos para a minha Mestra ver. Gostei bastante desta minha profissão, em 1992 depois de regressarmos de férias as portas estavam fechadas, sem nada nos dizerem do que tinha acontecido, nada recebi de indemnização, nem eu nem as minhas colegas, (houve algumas a quem o patrão deu trabalho numa outra fábrica que abriu). Foi a primeira vez que me inscrevi no Instituto do emprego."


Foto a preto e branco sem data, uma das miúdas que vai a passar é a minha irmã Helena. A outra foto foi feita com o Google View e dá para ver que poucas alterações houve naquela parte de Alvalade a não ser estar cheia de igrejas e ginásios e de o Stand Moderno estar com uma parte fechada á anos.


 Um Dia de Anos nas Confecções Hollywood


Festa de aniversário da minha irmã (não sei o ano) ainda quando tudo estava normal nas Confecções Hollywood, dá para ver o interior e um destes dias com paciência tentarei colocar o nome de todas elas.


(todas as fotos são de Helena Grave)




Sem comentários:

Enviar um comentário