sábado, 17 de dezembro de 2011

Orson Welles (É Tudo Verdade)

It’s All True
Orson Welles no Brasil - 1942  




A presença de Orson Welles no Brasil, e em particular no Ceará, as filmagens de It’s All True – título do filme que incorporava a saga dos pescadores cearenses e o carnaval carioca – a exploração política do episódio pelo do Estado Novo e a morte trágica de Jacaré durante as filmagens – num acidente sob suspeição -, culminando com a interrupção dos trabalhos, o que levou Orson Welles de volta ao Ceará, sem nenhum recurso, para retomar as filmagens, são situações que até hoje geram muitas especulações e algum folclore. Determinado a concluir as filmagens sobre a saga dos jangadeiros, Orson Welles, como já afirmamos, voltou ao Ceará com a idéia na cabeça e uma câmara que sequer permitia a gravação de áudio. Convivendo diretamente com os jangadeiros cearenses, Welles, arriscamos a dizer, viveu os melhores dias de sua vida: Filmava mesmo nessas condições adversas; saia para pescar com os pescadores cearenses; comeu muito peixe fresco com cerveja; contemplava o pôr-do-sol no alto das dunas; dormia em rede; estirado na esteira de vime, como diria o poeta, bebia água de coco ao cair da tarde. Certamente namorava e ainda ouvia as conversas de pescadores. (In, www.fundaj.gov.br)


As imagens são de um documentário inacabado de Orson Welles de 1942, chamado "Four Men on a Raft" (Quatro homens em uma jangada), que incorporava a saga dos pescadores cearenses e o carnaval carioca  e que tinha o título de It’s All True, (É Tudo Verdade).




Orson Welles desembarcou no Rio de Janeiro precisamente no dia 8 de fevereiro de 1942. Vinha para filmar o seu docudrama (misto de documentário e ficção) It’s All True (É tudo verdade). Welles tinha apenas 26 anos e já havia filmado o inovador Citizen Kane, e era uma lenda viva do cinema. It’s All True fora encomendado à época por Washington à RKO. A idéia estratégica do governo Roosevelt era aproximar culturalmente a América Latina dos Estados Unidos. Tanta atenção com “nosotros” devia-se ao fato de a Quinta Coluna nazi estar botando suas manguinhas de fora por aqui, enquanto Getúlio Vargas permanecia em cima do muro. 




Não havia roteiro para It’s all True, mas Welles trazia na bagagem um recorte de uma reportagem da revista Time (edição de 8/12/1941) sobre a aventura de jangadeiros de Fortaleza que viajaram até o Rio em suas jangadas para fazer reivindicações trabalhistas ao ditador Vargas. Mais tarde, o cineasta tentou reproduzir estas cenas no mar da Barra da Tijuca. A coisa terminou em tragédia, com o afogamento e morte do jangadeiro Jacaré. Não obstante, Welles criou uma pequena obra-prima em preto e branco nas praias do Ceará, Four Men on a Raft (Quatro homens numa jangada).




As filmagens de rua no Rio de Janeiro já não interessavam mais aos patrocinadores oficiais do filme. Reclamavam que Welles só filmava “crioulos, miséria e misticismo”. Já no Brasil, acusavam-no de comunista com o propósito de denegrir a imagem do país no exterior. Orson Welles, que chegou ao Brasil alardeando ser quase um brasileiro, por ter sido gerado numa viagem de seus pais ao Rio de Janeiro, dizia agora ser vítima de um trabalho de macumba no Rio. Um pai-de-santo teria trespassado o roteiro com uma agulha. A verdade é que Welles juntou-se ao ator Grande Otelo e caiu nas baladas das noites cariocas. A extravagante e mundana vida de Welles no Brasil entornou o caldo e a produção foi suspensa e o filme jamais foi acabado. (Guilherme Mansur em www.ouropreto.com.br)


Orson Welles nas ruas de Fortaleza. Foto encontrada na net.

Página do script com desenho de Orson Welles, encontrado na net.



(Fotos de Hart Preston e LIFE Archive)



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