terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cinemas onde vi filmes: Odéon

Fachada do Odéon nos anos 60. Foto Estúdios Novais e Fundação Calouste Gulbenkian.


Só fui ao Odéon umas duas ou três vezes no fim dos anos 60, princípios dos 70, e o que me ficou na memória foi o cheiro a creolina ou algo do género, que ou era das casas de banho ou de algum produto com que lavavam o chão. Isso fez com que não tivesse muita vontade de lá entrar. Os filmes eram muito maus (digo eu agora), e outra coisa que recordo era que passavam muitos filmes portugueses antigos em reposição. Por os anúncios que encontrei, podem ver que tipos de filmes passavam nos anos 60 a 80 e acabou a passar filmes porno ou quase. Actualmente existe uma polémica sobre se o Odéon vai ser um centro comercial ou não, desde que não o mandem abaixo ou destruam as coisas de valor que tem no interior e na fachada por mim, podem fazerem o que quiserem, até uma pista de ciclismo já que o presidente da câmara gosta tanto.


Foi aqui que o Odéon foi construido. Drogaria Ferreira, 
casa fundada em 1755. Início sec. XX. Alberto Carlos Lima.

Inauguração do Odéon em 21-09-1927, anúncio no Diário de Lisboa.


«O Cinema Odéon que se situa na Rua dos Condes, eixo nobre da cidade, em frente ao lisboeta Olympia, foi fruto de um projecto de 1923, pelo construtor Guilherme A. Soares. Abriu portas a 21 de Setembro de 1927, com A Viúva Alegre, de Stroheim e durante largos anos, estabeleceu laços fortes com a sala do Trianon Palace, sua contemporânea, de 1930, partilhando ambos a mesma cópia de filme. Em 1931, foi modernizado com as expressivas galerias metálicas, salientes da fachada, muito decorativas, com os seus rendilhados de vidros coloridos, que quase apagam o desenho ao estilo clássico do edifício. Estilo esse que é ainda visível no piso superior e, principalmente, na esquina com a Rua das Portas de Santo Antão. Destaque ainda, para o janelão que ocupa dois andares, sobre balcão semi-circular, assente em métopas que enquadram o nome Odeon. O interior é notável pela sua grande cobertura em madeira escura, pelo seu palco de frontão Art Deco, pelos sumptuosos e volumosos camarotes e pelo lustre central, irradiando néons. » 
(excerto do texto de Liliana Garcia in, suggia.weblog.com.pt)




ODÈON
por
Manuel Félix Ribeiro

Clique para poder ler; esta é a informação mais segura para saber coisas sobre os antigos cinemas de Lisboa, foi escrito por Manuel Félix Ribeiro,  e tem o nome: Os Mais Antigos Cinemas de Lisboa 1896 - 1939. Está esgotado há muitos anos e devia ser reeditado. 


Lista dos filmes para estreia na época de 1948-1949 e Planta do Cinema Odéon; em Plantas e Programas dos Cinemas de Estreia em Lisboa. Esta publicação de 1948 era distribuída pela companhia de seguros Mundial Confiança aos clientes. O Cinema Palácio foi o antecessor do Avis e antes de se chamar Palácio, tinha o nome de Trianon e devia pertencer á mesma empresa, razão pela qual alguns dos filmes que passavam no Odéon também passavam no Palácio.


Teatro no Odéon nos anos 50



O Odéon fez em 1950, várias tentativas para encontrar outro público e apresentou alguma peças de teatro ás 18h, geralmente peças com poucos actores. Mas, a coisa não pegou porque em 1951 já não encontrei rasto de teatro no Odéon. E foi por aí abaixo até fechar; veja-se o tipo de filmes que apresentavam durante as décadas seguintes. 


Filmes que passaram no Odéon nos anos 60






Filmes que passaram no Odéon nos anos 70 



Filmes que passaram no Odéon nos anos 80 





O Odéon em foto de 1990/91, pouco antes de fechar definitivamente. Michel Waldmann.

(Fotos do Arquivo Fotográfico da CML)




Sem comentários:

Enviar um comentário