quinta-feira, 19 de abril de 2012

A Hora da Liberdade saiu hoje em Livro com DVD

"O trabalho de reconstituição do que se passou nesse dia foi uma das aventuras mais extraordinárias em que me envolvi, felizmente acompanhada por Sousa e Castro e apoiada por muitos militares que, nas suas unidades, tudo fizeram para dar a conhecer a atmosfera do que se havia vivido. Lemos os livros que existiam na altura, vimos os filmes e as fotografias, falámos com muitos participantes nas operações militares. E fomos desenhando uma «fita do tempo», às vezes um pouco diferente da versão conhecida dos factos." 
(Joana Pontes: O Meu Testemunho, no livro "A Hora da Liberdade - O 25 de Abril, pelos protagonistas")


"A Hora da Liberdade - O 25 de Abril, pelos protagonistas" de Joana Pontes, Rodrigo de Sousa e Castro e Aniceto Afonso. Edição da Editorial Bizâncio, 2012. DVD "A Hora da Liberdade", edição da Associação 25 de Abril.


Saí ainda à pouco da Associação 25 de Abril onde fui assistir (julgava eu) ao lançamento do DVD "A Hora da Liberdade" de Joana Pontes e quando cheguei lá só vi um livro à venda, desfolhei o livro e vi do que se tratava e comprei (é melhor não dizer quanto custou porque não sei se será o mesmo preço nas livrarias), e sentei-me esperando que que começasse o acontecimento, falei com a Joana, que me fez uma dedicatória e então tive a surpresa de ver que o livro trazia o DVD. Como é habitual nestas coisas estavam lá muitas caras conhecidas, destacarei o Emidio Rangel, a Ana Torres, o Rui Branquinho entre outros pela sua participação em  "A Hora da Liberdade".
Pelo que sei este foi um parto difícil para este DVD ser editado. Apesar de a SIC (e o próprio Dr. Balsemão, que esteve presente) ter oferecido todos os direitos à Associação 25 de Abril, mesmo assim levou cerca de um ano a transpor obstáculos de diversa ordem (que não interessa esmiuçar), mas, aqui está, para todos desfrutarem desta obra que, como disse Vasco Lourenço na apresentação, é a "melhor" obra de televisão ou cinema sobre o 25 de Abril. E também como se diz na conta-capa do livro "Um documento único que, pela primeira vez, reúne inúmeros protagonistas do 25 de Abril, para um relato dos acontecimentos na primeira pessoa". Agora corram a comprar porque vai esgotar de certeza.


Dedicatórias no meu livro de Joana Pontes e Major Sousa e Castro e foto do DVD "A Hora da Liberdade".




 Algumas fotos do lançamento com a Joana Pontes em todas e na última foto mais o Major Sousa e Castro e Aniceto Afonso a assinarem os livros. Não estão com muita qualidade mas foi o que se arranjou.



A Hora da Liberdade de Joana Pontes, 1999


Filmagens de A Hora da Liberdade de Joana Pontes na Praça do Comércio em 1999.


Para saber mais sobre "Hora da Liberdade" e sobre Joana Pontes, carregue Aqui e Aqui



Sem comentários:

Publicar um comentário