terça-feira, 12 de junho de 2012

Franz Grasser, fotógrafo de bordo

Assim se faz Portugal


Lisboa, Rossio, Hotel Salão Central. Franz Grasser. 1936/1939.

Franz Grasser (1911-1944), nasceu em Bad Woerishofen na Alemanha e frequentou uma escola privada. Aprendeu fotografia com Othmar Rutz (1879-1961), na localidade suíça de St. Moritz. Desde 1936, Grasser foi fotógrafo de um navio para uma firma de Hamburgo. Suas primeiras viagens foram no navio "Monte Olivia", que a partir do Verão foi fretado até ao Outono, pela companhia de navegação "Hamburg-Süd" (HSDG) para cruzeiros nos fiordes noruegueses. Pouco tempo depois foi nomeado para o navio "General Artigas" em serviço na América do Sul, e era um fotografo regular no "Monte Rosa", tanto no serviço para os portos de La Plata, bem como durante vários meses para: "Brasil-África"; Hamburgo - Ponta Delgada / Açores - Pará - Pernambuco - Santos - Rio de Janeiro - Bahia - Santa Cruz de la Palma - Casablanca - Hamburgo.

 Lisboa, Rua da Condessa e Calçada do Carmo. Franz Grasser, 1936/1939. 
Açores, Ponta Delgada, Igreja Matriz De S. Sebastião. Franz Grasser, 1936/1939.

As fotos de viagens e destinos de Franz Grasser durante as rotas dos grandes navios de cruzeiro são essencialmente do mesmo género que as de Oswald Lübeck (1883-1935). Lübeck, foi um dos primeiros membros conhecidos da fotografia a bordo, um sub-género da fotografia de viagem. Mas as fotos de Grasser parecem mais autenticas. Ele tentou capturar o hábito do seu semelhante, a sua postura, as roupas e jóias de maneira quase documental. Grasser tem uma mente aberta e curiosa, e dispensa a produção da diferença, em vez disso enfatiza a diversidade das condições de vida, surpreendentemente, pouco afectada pelo pensamento racial. As fotos são livres de exotismo, nem sempre livre de o pitoresco, mas revelam um vislumbre das condições de vida reais. Quando a Segunda Guerra Mundial começou , os navios de passageiros alemão chegaram a um impasse e com isso o trabalho de Grasser como fotógrafo de bordo terminou. 

Lisboa, doca de Alcântara ou doca da Rocha de 
Conde de Óbidos. Franz Grasser, 1936/1939.    
Para o período entre 1939 e 1942 fez palestras públicas com títulos como "De barco e filme colorido para a Índia," "a face da terra. Em navios alemães ao redor do mundo" e "Filme de barco e a cores para o mundo ". Estes eventos foram integrados na acção de propaganda nazi; "trabalho, educação pública alemã" para o apoio das tropas. Na primavera de 1942 foi chamado para o serviço militar e Grasser primeiro estacionou na Holanda. Ele tentou em vão uma transferência para uma empresa de propaganda nazi. Em 1943 foi enviado para a frente de guerra na Ucrânia, foi feito prisioneiro de guerra e em 13 Novembro de 1944, morreu num campo de prisioneiros em Novorossiysk, na Russia. 

(In, www.deutschefotothek.de)

Lisboa, Baixa, Rua não identificada. Franz Grasser, 1936/1939.  

Madeira, Funchal, avenida com monumento ao fundo, monumento a 
Gonçalves Zarco e loja de souvenirs. Franz Grasser, 1936/1939.

 Madeira, Funchal, vendedores no porto, monumento a Gonçalves Zarco e rua com 
boi-trenó transportando turistas para uma casa de hóspedes. Franz Grasser, 1936/1939.

 Madeira, Funchal, vista da cidade a partir do navio de passageiros Monte Rosa, vista da cidade e do navio 
Monte Rosa e Cena de rua, com vista para o Oceano Atlântico e o Monte Rosa. Franz Grasser, 1936/1939.

 Madeira, Funchal, transporte de passageiros do navio Monte Rosa 
e barcos a remos, carregado com móveis do navio. Franz Grasser, 1936/1939.

 Madeira, Funchal, iluminações de natal e ano novo. Franz Grasser, 1936/1939.

 Madeira, Funchal, iluminações de natal e ano novo e loja de souvenirs. Franz Grasser, 1936/1939.

Madeira, Funchal, iluminações de natal e ano novo. Franz Grasser, 1936/1939.


(Fotos: Franz Grasser e Deutsche Fotothek)



Sem comentários:

Enviar um comentário