quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Marcello Mastroianni - O último grande plano

O último grande plano
Texto de
Rodrigues da Silva
Jornal de Letras - 17 Dezembro 1997

«Se tivesse feito apenas filmes bons, teria medo de mim mesmo. Isso são privilégios de
santos. Os santos nunca se enganam, os heróis. Só que eu antipatizo com santos e heróis.»
(Marcello Mastroianni em Mi Ricordo, Si, Io Mi Ricordo)


Federico Fellini, Marcello Mastroianni  e Sophia Loren. Sem data ou local.
Foto encontrada em flickr.com

Marcello Mastroianni, sobre Fellini e os Napolitanos: 
«Toc-toc-toc. "Entre." E apareceu o primeiro napolitano. Fellini, que para aquele filme (Ensaio de Orquestra) precisava de músicos, perguntou-lhe: "Que instrumento tocas ?", "Eu nada, mas o meu irmão é um génio!" Pergunto-me que outro realizador levaria em consideração a louca saída deste senhor? Fellini contratou-o imediatamente» 
(Marcello Mastroianni em  Mi Ricordo, Si, Io Mi Ricordo)


Cartaz de Mi Ricordo, Si, Io Mi Ricordo. 1997.
Foto de downloadfreemovies.org


Coisas boas em jornais

Num parágrafo ele disse tudo. Ele é Marcello Mastroianni, e o «tudo» que, neste caso, disse é como se fora um auto-retrato. Final. Como se fora, sim, porque esse parágrafo disse-o não sobre si mesmo, mas sobre... as personagens de Tchekov. Que são tal qual ele — ora leia -se: «Fantasiosas, inconcludentes, mergulhadas numa eterna e cobarde indecisão; criaturas estranhas, ao mesmo tempo vítimas e cúmplices do mundo que as rodeia; e precisamente por isso testemunhas cépticas e sarcásticas — ou seja, dignas de fé». Que esta espécie de auto-definição nada tenha a ver com o logotipo imbecil de «amante latino» a que, durante décadas, se tentou reduzir o actor não admira. Os logotipos são isso mesmo: um esboço e nada mais, e se alguma coisa pode caracterizar Mastroianni é precisamente «os meios tons» tchekovianos que escapam à facilidade de um design gráfico. Errado, totalmente errado, ainda por cima. 
Mastroianni teve sempre consciência disso e múltiplas vezes contra isso se rebelou. Mas desta vez a rebeldia ganha ênfase. Porque feita no fim da vida. Marcello interpretava aquele que seria o seu último filme («Viagem ao Princípio do Mundo», de Manoel de Oliveira). O último, mas não o derradeiro, porque esse acabaria por ser o documentário no qual ele passa toda a sua vida em revista — «Mi Ricordo, Si, Io mi Ricordo», de Anna Maria Tatò, rodado ele próprio nos intervalos da rodagem do filme de Oliveira. Em Portugal, pois. 

Marcello Mastroianni e Luchino Visconti, durante as filmagens de O Estrangeiro. 1967
Foto de ontheset.tumblr.com


A frase sobre as personagens de Tchekov, que funciona como um auto-retrato de Mastroianni, é deste documentário que é extraída. Uma frase que poderia ser completada com estoutra, de Marcello igualmente: «Gosto daquele [de Tchekov] pequeno mundo submisso, feito de personagens perdedoras, sempre, e plenas de entusiasmo, de sonhos, de ilusões». 
Os melhores filmes de Mastroianni revelam-nos personagens como estas — frágeis. E, no entanto, é da fragilidade que lhes advém a força, essa força que as torna inesquecíveis. Como inesquecível é Mastroianni através dos múltiplos Mastroiannis que o cinema nos deu. Até a aventura se concluir com este documentário no qual ele como se dobra sobre si mesmo, ciente do fim próximo. E ciente também que só o fim faz luz sobre todo o percurso de uma vida. Emprestando-lhe sentido. «Mi Ricordo» (a advinhar pelo lindíssimo monólogo do homem/actor, entre nós, publicado pela Teorema) é isso que faz: luz. A imensa luz de um grande plano. O grande plano final de um fabuloso comediante que, em 72 anos de vida e cento e setenta filmes, mais não fez do que revelar o lado frágil de todos nós e com ele a nossa força. A obscura força dos seres vulgares, húmus do universo de Tchekov — pequenas fraquezas, grandes sonhos. Homens, em suma, não heróis. 

Rodrigues da Silva
Jornal de Letras
17 Dezembro 1997


«Íamos ao cinema quase todas as tardes. Levávamos os pãezinhos, o lanche. Projectavam dois filmes, depois os anúncios dos filmes da semana seguinte e depois desenhos animados. Entrávamos às 3 e saíamos à hora de jantar. Eu alimentei-me de cinematógrafo e, como eu, toda a minha geração. Esta sala mágica, escura, misteriosa. O feixe do projector com o fumo dos cigarros. Até isso era fascinante, e agora já não existe. Era um local de evasão, mais do que isso. No cinema sonhava-se!» 
(Marcello Mastroianni em  Mi Ricordo, Si, Io Mi Ricordo)

Marcello Mastroianni e Vittorio de Sica, durante as filmagens de Matrimónio à Italiana. 1964
Foto encontrada em www.uol.com


As citações de Marcello Mastroianni foram copiadas do documentário 
"Mi Ricordo, Si, Io Mi Ricordo" (1997) de Anna Maria Tatò.



Sem comentários:

Enviar um comentário