sábado, 29 de setembro de 2012

O Século do Povo

Coisas lá de Casa


Estas fotos vinham num livro de promoção da série documental da BBC "People's Century" (O Século do Povo), que a SIC passou em 1996. O livro, anos depois, ia ser mandado para o lixo, quando dei por isso, guardei-o (tenho alma de ferro velho, não há nada a fazer). Os textos e as legendas das fotos vinham a acompanhar o livro, deixei os títulos no original e "traduzi" o resto para português.
A SIC associou-se à BBC como produtora, ainda a série não estava feita e exibiu os 26 episódios  ao mesmo tempo que a BBC. Esta foi uma série documental de 26 episódios (mais tarde fizeram-se mais 26), de uma hora cada, que tinha por objectivo fazer a História do Século XX, mas sob a perspectiva do cidadão comum. Em cada episódio assistiu-se ao testemunho de pessoas que viveram os acontecimentos e isso é que destacou a série de outras anteriormente feitas. 
É uma série muito boa, com a marca da BBC, mas no fundo é igual a outras, com uma visão ocidental (inglesa e americana), "democrática" e politicamente correta, por isso a SIC escolheu Mário Soares para "abrir e fechar" cada episódio. Aos depoimentos juntou-se uma grande selecção de um dos melhores arquivos de imagens documentais do mundo; O National Film Archive, e isso também fez toda a diferença. 
Por volta de 1999, a SIC divulgou spots televisivos incentivando os portugueses, a enviar informações, fotografias, documentos, pedindo a participação das pessoas para contarem as suas histórias, para a criação de um documentário idêntico adaptado ao nosso país. E foi a partir desse material que a SIC faria em 2002, «O Século XX Português», com realização da Joana Pontes, um excelente trabalho sobre o nosso país.



1900 - People's Century
Com o começo do século; meios de comunicação, novas ideias, viagens e a educação começam a revolucionar a vida moderna e a lançar as bases para o que veio a ser O Século do Povo.

"Imigrantes acabados de chegar lançam o primeiro olhar para a América (Bettmann Archive)

1916 - Killing Fields
A Primeira Guerra Mundial mudou a face da guerra. Os jovens foram recrutados para enfrentar a morte na frente de guerra, enquanto os perigos em casa aumentaram com a introdução das armas de longa distância.


A tentativa da Alemanha para a vitória em Villars, Bretonneaux, França. Março de 1918. (The Hulton Deutsch Collection).

1917 - Red Flag
O Comunismo traz esperança e horror para milhões na Rússia.


Lenine falando à multidão em São Petersburgo. Março 1917. (The Hulton Deutsch Collection).

1919 - Lost Peace
Todas as esperanças na Liga das Nações deu em nada, o mundo ficou mais dividido do que nunca nas duas décadas que se seguiram à Primeira Guerra Mundial.

A Conferencia de Versailhes. (The Hulton Deutsch Collection).

1926 - On the Line
A produção em massa veio alterar para sempre a vida dos trabalhadores e consumidores.

Fábrica com máquinas movidas por correias por cima das cabeças dos operários.(Bettmann Archive)

1927 - Great Escape
Os filmes ofereceram às pessoas uma fuga para os seus problemas e as estrelas de cinema tornam-se os novos ícones populares.


"Grand Hotel", Estreia. Hollywood 1932. (The Kobal Collection)

1929 - Breadline
A Grande Depressão foi o primeiro desastre económico à escala mundial. Atingiu quase todos os países e levou à ascensão de partidos políticos extremistas.


A sopa dos pobres durante a grande Depressão.(Bettmann Archive)

1930 - Sporting Fever
Com mais dinheiro e tempo livre à disposição das pessoas, o desporto evoluiu para entretenimento de massa, criando um foco de orgulho regional e nacional, que como ele cresceu.


Um atleta americano ganha o ouro na prova de 110m barreiras, Olimpíadas de Berlim 1936. (Popper)

1933 - Master Race
As dificuldades enfrentadas pelo povo alemão após a Primeira Guerra Mundial, fez as promessas de Hitler e do nacional-socialismo parecerem muito atraentes, o que o levou à auto-destruição e à morte de seis milhões de judeus.


Hitler numa parada militar nazi. (John Topham Picture Library)

1939 - Total War
A Segunda Guerra Mundial trouxe campos de concentração, bombardeamentos e a arma mais terrível de todas, a bomba atómica. Esta foi a guerra na qual morreram mais civis do que soldados.

A vida continua em Londres durante a blitz (da palavra alemã Blitzkrieg, ou "guerra relâmpago"). 1940. (The Hulton Deutsch Collection)

1945 - Fall Out
A tecnologia nuclear era uma espada de dois gumes. As promessas de energia barata foram logo ultrapassadas, por uma corrida crescente ao armamento e à ameaça de extinção global da humanidade. 


O pesadelo final. (Imperial War Museum)

1945 - Brave New World
Do rescaldo da guerra surgiu uma Europa dividida. Populações inteiras viram-se presas atrás de suas fronteiras, Eram os peões na "guerra fria".


Novos sinais são erigidos em um esforço para evitar incidentes de fronteira. (The Hulton Deutsch Collection)

1947 - Freedom Now
Os impérios europeus começaram a desmoronar, novos Estados surgiram por trás deles. A Índia foi o primeiro a ganhar a independência em 1947, mas outros países seguiriam o exemplo.

Uma conferência de guerra na Índia, 1939. (The Hulton Deutsch Collection)

1948 - Boomtime
O pós-guerra trouxe grande prosperidade, que os governos ocidentais aproveitaram para dar prioridade ao pleno emprego e à reconstrução industrial.


Muitas opções durante o boom económico do pós-guerra. (John Tophan Picture Library)

Rising Sun (1951)
Em ruína económica após a Segunda Guerra Mundial, os japoneses combinaram os pontos fortes de sua sociedade tradicional com a nova tecnologia, para criar um milagre económico.


Operário em navio japonês com um rebitador automático, Tóquio. (Werner Bishof/Magnum fotos)

Endangered Planet (1959)
Como as pessoas perceberam que a industrialização foi conseguida à custa da natureza, o meio ambiente tornou-se uma preocupação geral.

Os perigos da poluição. (John Tophan Picture Library)

1960 - Skin Deep
O movimento dos direitos civis trouxe um fim a discriminação oficial nos Estados Unidos. mas o preconceito racial permaneceu em evidência, ali e em todo o mundo.

Protesto pelos direitos civis, Memphis 1968.  (The Hulton Deutsch Collection)

1963 - Picture Power
A televisão tornou-se o meio de comunicação mais popular. Agora o entretenimento, a política e até mesmo a guerra foram trazidos para a sala de estar.

Assistindo TV no Equador. (Hutchison Library)

1965 - Great Lip
Na China, o comunismo tomou uma forma diferente. Mao, desejando evitar o Revisionismo, como na Rússia, introduziu a Revolução Cultural para cimentar a sua própria visão. Mas a histeria e as denúncias rapidamente se impuseram.

Estudantes cantando os pensamentos de Mao. (The Hulton Deutsch Collection)

1968 - Mouths go Feeds
A Televisão filmou a fome em larga escala em todo o mundo. O Ocidente parecia impotente para ajudar, e déspotas do Terceiro Mundo chegaram ao poder e ignoraram a situação de seu povo.

Fome no Biafra. (Don McCullin/Magnum photos)

1968 - New Release
A Cultura jovem ameaçou a velha ordem. Música popular, políticas radicais e drogas distinguiram os anos 60, das décadas conservadoras anteriores.


Novos posters na Sociedade. (John Tophan Picture Library)

1969 - Half the People
Os anos 60 e 70 viram a ascensão do movimento das mulheres. Mas ao lado dos sucessos no Ocidente, as mulheres do mundo em desenvolvimento enfrentaram obstáculos diferentes.

Mulheres marcham pela igualdade de direitos, Paris. (Gilles Peress/Magnum Photos)

Guerrilla Wars (1973)
No Vietname, um exército camponês levou a melhor sobre os Estados Unidos. Uma década depois, a União Soviética iria enfrentar o mesmo problema no Afeganistão.


Mujaheddin's armados a caminho de posições de batalha. (Steve McCurry/Magnum Photos)

1979 - God Fights Back
A marcha progressiva e secular do Ocidente, parou com a revolução Fundamentalista no Irão. A Crença Islâmica ofereceu uma visão diferente para milhões de pessoas no Médio Oriente, Ásia e África.

O Fanatismo Islâmico. (DLG/Magnum)

1991 - People Power
O simbólico desmantelamento do Muro de Berlim marcou o fim de uma era. Os Regimes comunistas caíram como dominós, mas novos problemas surgiram no rescaldo.

A queda do Muro de Berlim. 10 Novembro de 1991. (Frank Spooner)

2000 - Millenium

Com o final do século, os desafios são de novo grandes. 

O que nos espera no século 21? 

Para onde vamos a partir daqui?



Cena de multidão. (Infocus International, The Image Bank)





2 comentários:

  1. Uma série que parece ser tão maravilhosa e infelizmente, o acesso à mesma é completamente impossível. Já corri tudo e não a encontro.

    ResponderEliminar