sexta-feira, 8 de junho de 2012

DREAMS THAT MONEY CAN BUY

Um filme de
Hans Ritcher (1947)


Pintor surrealista e dadaísta, teórico do cinema e um cineasta experimentalista, o alemão Hans Richter (1888-1976) escreveu, produziu e dirigiu Dreams That Money Can Buy, uma das contribuições mais significativas para o movimento "avant garde" do século 20. Um filme experimental filmado por 25.000 dólares em um sotão de Manhattan. Foi estreado em Nova York em Março de 1947 e na sua estreia, foi recebido com uma mistura de aplausos e confusão, especialmente quando o projeccionista eleito para mostrar o filme projectou o filme sobre a parede e o tecto ao invés do écran. O filme foi mostrado no Festival de Veneza de 1947, onde ganhou um prémio especial para o melhor contributo original para o progresso do cinema. Ver aqui a biografia e pinturas de Hans Ritcher




Fotos de Gjon Mili, da rodagem do filme "Dreams That Money Can Buy", 
em reportagem para a LIFE Magazine  em Dezembro de 1946.


Foto reportagem de Gjon Mili para a LIFE Magazine, 1946. Clique para aumentar.


 Fotos da rodagem do filme "Dreams That Money Can Buy" de Hans Ritcher, por Gjon Mili, 1946.



DREAMS THAT MONEY CAN BUY 
(HANS RICHTER, 1947)

Produzido nos Estados Unidos entre 1944 e 1946, Dreams That Money Can Buy é o projecto cinematográfico mais ambicioso do artista plástico e pioneiro do cinema experimental Hans Richter, que desde há muito ambicionava realizar um filme colectivo que reunisse alguns dos seus compagnon de route das aventuras dadaístas e surrealistas. Trata-se de uma história de sonhos misturados com a realidade, que nos transporta para o mundo onírico do inconsciente, através da história de Joe/Narcissus, um jovem cuja vida não corre da forma como ele gostaria, que descobre que tem a capacidade para criar sonhos. Decide, então, aproveitar este dom para ganhar a vida, passando a vender sonhos feitos à medida de toda a sorte de clientes frustrados e neuróticos.



  Fotos da rodagem do filme "Dreams That Money Can Buy" de Hans Ritcher, por Gjon Mili, 1946.


As sequências oníricas do filme são fruto da imaginação de Richter (Narcissus) e dos artistas por si convidados: Max Ernst (Desire), Fernand Léger (The Girl with the Prefabricated Heart), Man Ray (Ruth, Roses and Revolvers), Marcel Duchamp (Discs) e Alexander Calder (Ballet e Circus). A música original foi composta por Louis Applebaum (Narcissus), Paul Bowles (Desire e Ballet), John Cage (Discs), David Diamond (Circus) e Darius Milhaud (Ruth, Roses and Revolvers). Por detrás da produção de Dreams That Money Can Buy esteve a The Art of This Century Gallery, de Peggy Guggenheim, além do próprio Richter e do escritor e cineasta Kenneth MacPherson, membro do colectivo Pool e um dos fundadores e editores da Close Up, a primeira revista de língua inglesa especializada em crítica e teoria cinematográfica.


  Fotos da rodagem do filme "Dreams That Money Can Buy" de Hans Ritcher, por Gjon Mili, 1946.


Dreams That Money Can Buy combina o imaginário das primeiras vanguardas do século XX (Duchamp, por exemplo, constrói o episódio intitulado Discs a partir do seu famoso quadro Nu Descendant un Escalier n° 2, de 1912, e dos discos giratórios utilizados em Anémic Cinema, a sua única obra cinematográfica, realizada em 1926) com algumas referências e convenções genéricas do cinema clássico de Hollywood (desde a voz off do protagonista, muito comum nos film noir, até ao expressionismo fotográfico característico do cinema fantástico), utilizadas, o mais das vezes, com uma intenção paródica, sobretudo, nos segmentos escritos e realizados por Fernand Léger e Man Ray.
Com Dreams That Money Can Buy, Richter alcançou a forma mais elevada do poema cinematográfico a que se referiu em muitos dos escritos teóricos que publicou acerca do cinema — uma forma de expressão artística que, graças à sua natureza eminentemente visual, não se deve limitar a reproduzir ou imitar a realidade tal como esta se apresenta, mas sim reinventá-la através da representação simbólica abstracta. 
(In, olugardosangue.blogspot.pt)


 Fotos da rodagem do filme "Dreams That Money Can Buy" de Hans Ritcher, por Gjon Mili, 1946.


(Fotos de Gjon Mili e da LIFE Archive)


Sem comentários:

Enviar um comentário