domingo, 28 de outubro de 2012

Mais fotos da Quinta da Calçada

Fotos (8) do Bairro da Quinta da Calçada e uma da Lagoa do Lima,  em Palma de Cima, encontradas no Arquivo da Torre do Tombo.


Não sei muito bem onde era esta lagoa, creio que ficava perto da Fábrica de Tijolo de Palma de Cima. Talvez ficasse perto do campo do Palmense, mas não tenho a certeza. Segundo o meu cunhado Carlos, na Quinta das Fonsecas, havia duas lagoas; a lagoa do Padeiro e a lagoa do Carvalho. Das minhas memórias só me recordo de uma lagoa (não sei o nome), mas era possível haver várias até porque, naquelas zonas havia várias Fábrica de Tijolo (olarias)  que vinham já desde 1900/1910.

Legenda da foto: A Lagoa do Lima em Palma de Cima, onde se deu mais um caso fatal, quando nela tomava banho o servente de pedreiro José Alberto. 1938.


As legendas da fotos abaixo dizem: «Aspecto dos trabalhos do Bairro Económico na Quinta da Calçada, em Telheiras, que a Câmara mandou construir para os habitantes do Bairro das Minhocas». Tratava-se do inicio da construção do Bairro da Quinta da Calçada, que começou junto do Largo das Fonsecas. Esta parte do Bairro que se vê nas fotos, seria mandada abaixo anos depois, para construção da pista de atletismo do Estádio Universitário. O Bairro da Quinta da Calçada, começava no local onde hoje está o pavilhão do Estádio Universitário, mais coisa menos coisa.


Inicio da construção do Bairro da Quinta da Calçada. Marcação do terreno. Agosto de 1938.

Inicio da construção do Bairro da Quinta da Calçada. Marcação do terreno. Agosto de 1938.

Bairro da Quinta da Calçada. Construção das bases e do "esqueleto" em madeira. Agosto de 1938.

Bairro da Quinta da Calçada. Construção das bases e do "esqueleto" em madeira. Agosto de 1938.

Bairro da Quinta da Calçada. Construção do "esqueleto" em madeira. Agosto de 1938.

Existe uma foto igual à anterior no Arquivo Fotográfico da CML, que está atribuída a Eduardo Portugal, portanto, é possível que também as outras sejam da sua autoria. 

Bairro da Quinta da Calçada. Construção do "esqueleto" em madeira. Agosto de 1938.

Bairro da Quinta da Calçada. Colocação das paredes e telhado em madeira. Agosto de 1938 .

Bairro da Quinta da Calçada. Colocação de paredes, janelas e portas. Agosto de 1938


Em 1940, o Bairro da Quinta da Calçada era assim, ainda não estavam prontas; as Escolas, a Igreja, o Centro Social, o Mercado etc. Anos depois (não consegui saber a data certa mas, deve ter sido no inicio dos anos 60), toda a zona marcada a vermelho foi deitada abaixo (que é a mesma das fotos anteriores), para construção da pista de atletismo do Estádio Universitário. A maioria dessas famílias foram alojadas no Bairro Padre Cruz e foi nesta deslocação de pessoas que o Clube que existia no Bairro da Quinta da Calçada: O Clube Futebol Os Unidos, acompanhou também essas pessoas. Não consegui saber as razões, mas deve ter tido a ver com o facto de os seus dirigentes na altura, fazerem parte dessa leva de pessoas que foi para Bairro Padre Cruz. 




(fotos do Arquivo da Torre do Tombo - digitarq.dgarq.gov.pt)



2 comentários:

  1. Caro Francisco Grave. Muito gotei deste blog. Gostaria de saber se existem fotografias da fábrica do Tijolo e cerâmica e dum responsável da mesma de nome José Gomes. Existe alguma documentação ou fotos desta fábrica, e em caso afirmativo aonde? Existia ainda uma associação ou colectividade Recreativa no Largo das Fonsecas, existem fotos ou documentação da mesma, ou onde está esta documentação. O meu contacto é luiscardosodemenezes@yahoo.com

    Muito agradecido ficaria se me pudesse dar algumas pistas, com os meus melhores cumprimentos,

    Luís Menezes

    ResponderEliminar
  2. Boas, so para o informar que o meu tio "Francisco Grave" faleceu em 2013 infelizmente!
    Quanto o que pergunta, nao sei onde poderá arranjar tal documentação :(
    Mas informo que existe "Grupo Desportivo e Cultural Fonsecas e Calçada" :)

    Cumprimentos,

    Luis Grave

    ResponderEliminar