Outras Loiças

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O Belo e a Consolação - George Steiner

«Somos aquilo que são as nossas memórias. Não nos podem tirar aquilo que temos dentro de nós. Vou explicar melhor: Neste século aprendemos que nos podem tirar tudo, a nossa casa, a nossa família, os nossos meios de subsistência. Somos todos errantes. Somos presas neste mundo. É a história deste século. Milhares de pessoas em África, nos Balcãs, no Sudeste da Ásia e em breve noutros lugares. São como "judeus" ou melhor, são caçados ou andam à caça. O que temos dentro de nós os malvados não podem tirar-nos.» George Steiner




Como escreveu alguém num blog: «A uma dada altura a SIC passou aquele que talvez tenha sido o melhor programa de televisão alguma vez feito». Entre 1 de maio de 2001 e 15 de maio de 2002 e depois repetido em 2006 a SIC, na rubrica (quinzenal) "Noites Longas", apresentou um programa de entrevistas que tinha como título holandês “Van De Schoonheid en de Troost” no original; "Of Beauty and Consolation” na versão inglesa e "O Belo e a Consolação" na tradução portuguesa, que em alguns programas mudou para, “Da Beleza e Consolação”, deve ter tido a ver com os vários tradutores envolvidos, já que traduziam de ouvido. A ordem por que passou na Sic foi: Richard Rorty, filósofo; Simon Schama, historiador; Martha Nussbaum, filósofa; George Steiner, escritor e filósofo; Roger Scruton, filósofo; Stephen Jay Gould, zoólogo e paleontólogo; Edward Witten, cientista e matemático; Steven Weinberg, cientista; Gary Lynch, neuropsicologista; Leon Lederman, cientista experimental; Vladimir Ashkenazy, pianista e maestro; Catherine Bott, soprano; Rudi Fuchs, director de museu; Karel Appel, pintor; John Coetzee, escritor; Elizabeth Loftus, psicóloga; Germaine Greer, escritora; Wole Soyinka, escritor; Yehudi Menuhin, violinista e maestro; Dubravka Ugresic, escritor; Grand Finale (debate em Amesterdão entre alguns dos participantes); György Konrád, escritor; Jane Goodall, escritor e etóloga; Tatjana Tolstaja, escritor e Rutger Kopland, poeta e psiquiatra. Esta ordem devia ser igual à que passou na televisão holandesa VPRO, já que é costume vir uma "running order" a acompanhar os programas. A série constava de 24 conversas (deviam ser 26 mas dois; Freeman Dyson, cientista e Richard Dufallo, maestro, nunca chegaram a vir, não se sabe a razão) com vinte e quatro pessoas extraordinárias com diferentes percursos e visões da vida: artistas, cientistas, músicos e filósofos. Apresentada por Wim Kayzer e produzida por Vera de Vries, foi pela primeira vez transmitida pela televisão holandesa VPRO, em 2000. No site da VPRO (Aqui) existe documentação áudio e vídeo em inglês sobre a série. Irei colocando aqui e no youtube todos os programas, seguindo a ordem que me der na gana e hoje deixo aqui, para quase todos, o programa "O Belo e a Consolação" com George Steiner, legendado em português.


George Steiner and his dog. Foto www.terra.es


George Steiner - Breve Biografia

Filho de pais austríacos, George Steiner nasceu em  Paris em 1929. Tem uma educação trilingue – francês, inglês e alemão. Mudou-se em 1940 para os Estados Unidos, tendo obtido a sua licenciatura em Letras, na Universidade de Chicago, em 1948. Em 1950, conclui o mestrado na Universidade de Harvard, onde foi agraciado com o “Bell Prize in American Literature”. De 1950 a 1952, foi bolseiro da Fundação Cecil Rhodes na Universidade de Oxford, onde se doutorou com uma dissertação que, após uma primeira rejeição, se viria a tornar em The Death of Tragedy (1961). Juntou-se à redacção do Economist, em Londres, sendo depois membro do Institute for Advanced Studies, em Princeton. Em 1959, recebeu o prémio O. Henry Short Story. Foi professor de Inglês e Literatura Comparada na Universidade de Genebra de 1974 a 1994 e membro do Churchill College em Cambridge. Actualmente é professor de Literatura Comparada na Universidade de Oxford e professor de poesia em Harvard (em aposentação). Colabora no The New Yorker, no The Times Literary Supplement, no Guardian e no Salmagundi. Foi ainda galardoado, a nível mundial, com múltiplas e diversas distinções, e agraciado com o grau de Doutor Honoris Causa por prestigiosas Universidades.  (In, www.ul.pt)




2 comentários:

  1. Bom dia
    Como posso ter a videos do programa?
    Acompanhei a serie, adorei e gostava muito de rever
    Ampmr@live.com.pt
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Que deceção! Porque será que acabamos sempre com menos daquilo que nos pode enriquecer e tornar melhores e sempre nos sobra o que nos torna mais pobres e piores? Ouvir Steiner em O Belo e a Consolação era uma epifania para a alma. Em muitos momentos difíceis vim à procura do Professor Steiner, quase como quem vai a um templo em busca da presença e da sabedoria divinas. E agora... Agora a porta está fechada. Quando poderemos voltar a entrar?

    ResponderEliminar