Outras Loiças

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Tarzan no Oriente


Tarzan's Three Challenges
(1963) de Robert Day
Fotos de Larry Burrows

Jock Mahoney recebendo uma massagem tailandesa e na outra foto, vê-se como adoeceu durante a sua segunda aparição como Tarzan e perdeu mais de 40 quilos durante as filmagens de Tarzan no Oriente (Tarzan's Three Challenges, 1963) de Robert Day. 1963. Tailândia.


O líder espiritual de um país oriental está morrendo. O líder do mal, seu irmão Khan quer impedir Kashi, o jovem herdeiro, de assumir o seu lugar de direito ao trono. Tarzan é convocado para proteger Kashi e, ao fazer isso, ele deve enfrentar Khan em três testes de força. O teste final é uma luta de espadas que acontece em uma rede de malha larga esticada sobre caldeirões de óleo a ferver. Elefantes com jóias levam em grandes procissões, mil meninas para realizar a "dança das velas". (Sinopse do filme)

O mau (Khan) é Woody Strode, "O Sargento Negro" de John Ford (o que uma pessoa tem de fazer para ganhar a vida). Jock Mahoney é o Tarzan nº 13 (creio) e o outro actor não sei quem é, numa cena de Tarzan no Oriente (Tarzan's Three Challenges, 1963) de Robert Day. 1963. Tailândia.


Jock Mahoney nasceu como Jacques O´Mahoney, em 17 de fevereiro de 1919, em Chicago, e quando estava na universidade destacou-se como um grande atleta, principalmente em natação, basquetebol (pois era muito alto), tinha um 1,93m e futebol americano. Na Segunda Guerra Mundial alistou-se como piloto e instrutor de natação para os homens rãs. Quando a guerra terminou foi para Hollywood para ser "duplo" e realizou diversas cenas perigosas para John Wayne, Errol Flynn e Gregory Peck, entre outros. Quando começou a ter participações como actor em filmes de cowboys, Gene Autry contratou-o para um episódio da série de TV "The Range Rider" (1951) e mudou-lhe o nome para Jock Mahoney. Em 1949 foi indicado para substituir Johnny Weissmuller (o "verdadeiro" Tarzan, que já estava velho), mas a escolha recaiu em Lex Barker (que fez cinco filmes como Tarzan).

Tarzan (Jock Mahoney) lutando com Khan (Woody Strode) e Tarzan no templo; duas cenas do filme Tarzan no Oriente (Tarzan's Three Challenges, 1963) de Robert Day. 1963. Tailândia.


Depois, Jock Mahoney continuou a sua carreira em outros filmes. Em 1960 trabalhou no filme “Tarzan the Magnificent” onde fez o papel de um dos maus do filme, mas a sorte sorriu-lhe novamente, quando Gordon Scott Scott desistiu da carreira de Tarzan (chegou a fazer quatro filmes de Tarzan). Para substituí-lo, o produtor Sy Weintraub convidou Jock para interpretar o herói da selva e ele acabou fazendo dois filmes como Tarzan. O primeiro foi Tarzan E os Elefantes (Tarzan Goes to India, 1962)  e o último filme como Tarzan, foi Tarzan no Oriente (Tarzan's Three Challenges, 1963). Durante as filmagens, Jock Mahoney ficou muito doente, devido às doenças tropicais que apanhou durante as gravações na Tailândia e também porque já estava com alguma idade (44 anos). Então, de comum acordo com Sy Weintraub dissolveu o contrato. Ficou um período recuperando a saúde, a sua força e peso, e voltou a fazer filmes de ação participando sobretudo em séries de televisão. 

Jock Mahoney e Woody Strode à conversa; foto de filmagens numa gruta e Jock Mahoney brincando com a anotadora. Fotos da rodagem de Tarzan no Oriente (Tarzan's Three Challenges, 1963) de Robert Day. 1963. Tailândia.

A carreira de Jock Mahoney foi interrompida em 1973, quando ele sofreu um derrame durante as filmagens de um episódio do programa de televisão "Kung Fu" (1972). Num dos seus ultimos filmes, ironicamente intitulado The End (1978)), realizado por Burt Reynolds, Jock Mahoney actuava com sua enteada, Sally Field. Jock Mahoney foi coordenador de "duplos" no filme Tarzan, o Homem Macaco (1981), onde a melhor coisa era a Bo Derek. Mais tarde, ainda entrou em episódios de séries de TV. Jock Mahoney morreu em 1989, em Washington de um acidente vascular cerebral, após um acidente de carro. (Fontes: wikipédia. Imdb)

Jock Mahoney perdeu mais de 40 quilos durante as filmagens de Tarzan no Oriente (Tarzan's Three Challenges, 1963) de Robert Day. 1963. Tailândia.


Jock Mahoney sendo maquilhado, durante as filmagens de Tarzan no Oriente (Tarzan's Three Challenges, 1963) de Robert Day. 1963. Tailândia.



Aqui vê-se bem o emagrecimento de Jock Mahoney. A vida de Tarzan é dificil. Ele perdeu mais de 40 quilos durante as filmagens de Tarzan no Oriente (Tarzan's Three Challenges, 1963) de Robert Day. 1963. Tailândia.


Filmagens de Tarzan no Oriente (Tarzan's Three Challenges, 1963) de Robert Day. 1963. Tailândia.


Filmagens de Tarzan no Oriente (Tarzan's Three Challenges, 1963) de Robert Day. 1963. Tailândia.




(Fotos Larry Burrows e LIFE Archive)




Sem comentários:

Enviar um comentário