«O fato de que a maioria das pessoas imagina a Segunda Guerra Mundial apenas em preto e branco tem um motivo sólido histórico: a maior parte dos estimados 40 milhões de fotos tiradas entre 1939 e 1945 eram a preto e branco. Os fotógrafos de Exército Vermelho nem sequer realizaram qualquer foto a cores, apesar do fato de que a Kodachrome da Kodak, o primeiro filme colorido produzido em massa, surgiu nos EUA em 1935 e veio para a Europa um ano depois. Demorou para os fotógrafos aderirem á cor, e só depois do fim da guerra é que a cor veio a dominar o foto-jornalismo. O caminho bizarro que as imagens podem levar desde a câmara até o público é demonstrado pelas imagens coloridas tiradas durante a guerra por um dos fotógrafos pessoais de Hitler, Hugo Jaeger. Ao contrário do fotógrafo principal de Hitler, Heinrich Hoffmann, Jaeger especializou-se em tirar fotos de cor de propaganda nazi, bem como do próprio Hitler.» (In, www.spiegel.de)
Congresso do Partido Nazi em Nuremberg na Alemanha. Setembro 1938. |
Entre 1936 e 1943, foi concedido ao fotógrafo alemão Hugo Jaeger um acesso sem precedentes a Adolf Hitler. Ele foi autorizado a fotografar viagens, pequenas reuniões, eventos públicos e muitas vezes momentos privados do Führer. Em 1945, quando os Aliados estavam prestes a levar a Alemanha à capitulação, Jaeger ficou cara a cara com seis soldados americanos numa pequena cidade a oeste de Munique.
Ferdinand Porsche (o que inventou o Volkswagen) oferece a Hitler um modelo Volksflug na celebração do 50 º aniversário de Hitler. Berlim, Alemanha, 20 de abril de 1939. |
Durante uma busca á casa onde Jaeger estava hospedado, soldados americanos encontraram a mala de couro na qual o fotógrafo tinha escondido milhares de negativos. Ele tinha consciência de que seria preso – ou pior -, se os americanos descobrissem seus filmes e sua estreita ligação com Hitler. Mas o que aconteceu em seguida o surpreendeu. Dentro da mala onde estavam as imagens de Hitler, Jaeger também havia colocado uma garrafa de conhaque. Feliz com o achado, os militares se empenharam em tomar a bebida com Jaeger e o proprietário da casa. A mala foi esquecida.
Eva Braun (amante de Hitler) e sua irmã Gretl Braun,
em data e local desconhecidos. Alemanha, 1939.
A actriz Schroth Hannelore na recepção para artistas alemães, na Chancelaria nazi. Berlim, Alemanha, 1940. Manifestação militar em homenagem ao aniversário de 50 anos de Hitler. Berlim, Alemanha, 20 de abril de 1939.
Após a saída dos soldados, Jaeger pôs as imagens em 12 garrafas de vidro e as enterrou nas proximidades da cidade. Anos após o fim da guerra, retornou á cidade e cavando no local onde enterrara, reencontrou sua colecção. Todos os 2000 negativos ainda estavam em bom estado. Em 1965 ele os vendeu para a Revista LIFE.
(In, segundaguerra.net)
A Estrada do Povo. Buckeberge, Alemanha 1937. |
Goering em Munique durante a conferência de 1938. Munique, Setembro, 1938. |
Hitler na Exposição Internacional do Automóvel, em Berlim, Alemanha. 17 de Fevereiro de 1939 |
Hitler recebe um Volkswagen como presente de aniversário, no Volkswagen está sentado o seu Adjunto Bruckner. Berlim, Alemanha, Abril, 1939. |
Hitler e outros nazis numa festa de Natal. Alemanha, 1941. / Nieuport durante a invasão da Bélgica. Bélgica, Maio, 1940.
A Legião Condor prepara-se para desfilar frente a Hitler, antes do regresso a Espanha. Berlim, Alemanha, Junho, 1939.
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O Fuhrerbau, residência oficial de Hitler em Munique, Alemanha, Setembro, 1938. |
Actores com Miss Schneider, assessora de Hitler numa recepção para artistas em Berlim. Alemanha, 1940.
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A actriz Maria Luise Claudius
numa recepção para artistas em Berlim. Alemanha, 1940. |
A grande actriz Zarah Leander e o cantor Leo Slezak
numa recepção para artistas em Berlim. Alemanha, 1940.
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O pintor Sepp Hilz, com sua modelo e a pintura "Vénus Camponesa", escolhido por Hitler para a exposição no Dia da Arte Alemã. Munique, Alemanha, 1939. |
O pintor Sepp Hilz, com sua modelo e a pintura "Vénus Camponesa", escolhido por Hitler para a exposição no Dia da Arte Alemã. Munique, Alemanha, 1939. |
O pintor Sepp Hilz, com sua modelo e a pintura "Vénus Camponesa", escolhido por Hitler para a exposição no Dia da Arte Alemã. Munique, Alemanha, 1939. |
Nazis em Paris, 1940 e na Bulgária, 1941.
(Fotos Hugo Jaeger e LIFE Archive)
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