Outras Loiças

domingo, 6 de novembro de 2011

Cinemas onde vi filmes: Cine-Teatro Éden


Cine-Teatro Éden na Praça dos Restauradores em Lisboa, com os cartazes de Fátima, Terra de Fé de Jorge Brum do Canto (1943), o que em principio significa que a foto é desse ano. Foto produzida durante a actividade do Estúdio Horácio Novais, 1930-1980. Foto da Galeria de Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian. 


Fui lá diversas vezes ao longo dos anos, com os meus 13/14 anos ia lá quando tinha mais uns tostões e podia armar ao fino em vez de ir ao Olympia ou a outro do género. Tenho uma história engraçada passada no Éden: éramos uns sete ou oito, todos com idades entre os 15/16 anos excepto um que tinha 18 anos (tinha a alcunha de Garrincha e morava na rua do fiscal). Comprámos bilhetes para o filme (creio que era o filme brasileiro, "A Fúria do Cangaceiro") que era para maiores de 17 anos, e em que se dizia que se via umas "coisas", e nós queríamos ver, nessa altura tudo o que pudéssemos ver víamos. 


Interior do Cine-Teatro Éden na Praça dos Restauradores em Lisboa, em principio, as fotos também são de 1943 ou por aí. Foto produzida durante a actividade do Estúdio Horácio Novais, 1930-1980. Foto da Galeria de Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian.


Com os bilhetes na mão subimos a grande escadaria e fomos ter com o porteiro, o homem lá foi cortando os bilhetes mas, quando chegou a vez do Garrincha não cortou o bilhete, dizia que ele não tinha 17 anos. Convém dizer que o Garrincha era o mais pequeno em altura de todos nós, era tão baixo que tinha ficado livre da tropa, numa altura em que poucos jovens ficavam livres. Depois de muita insistência nossa, lá tivemos que confessar que nenhum tinha 17 anos, só o Garrincha é que tinha idade para ver o filme. Não me lembro se ele tinha algum documento com ele, a verdade é que o porteiro lá nos deixou entrar, resta dizer que tirando uns decotes, não se viu mais nada. O último filme que lá vi, foi a estreia de "Kilas, O Mau da Fita" de José Fonseca e Costa (1980), em que ofereceram aos espectadores um disco dos pequenos com duas das canções do filme. depois nunca mais lá entrei, nem sequer para ir à Loja do Cidadão. 



EDEN TEATRO
por M. Felix Ribeiro 

Antigo Éden Teatro. 1914 - Foto do Arquivo Municipal de Lisboa. 




Páginas do livro "OS MAIS ANTIGOS CINEMAS DE LISBOA 1896-1939 de Manuel Félix Ribeiro, referentes ao Cine-Teatro Éden.


Noticia de 1929 no Diário de Lisboa, quando acabou o Éden-Teatro. 

Critica de Lauro António ao filme de que falo no inicio. 


Cine-Teatro Éden na Praça dos Restauradores em Lisboa. Fotos provavelmente dos anos 40 (em cima) e 50. Produzida durante a actividade do Estúdio Horácio Novais, 1930-1980. Fotos da Galeria de Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian. 


Cine-Teatro Éden
O Fim


Noticias de 1990 no Diário de Lisboa sobre o encerramento do Éden.


O ex-Cine-Teatro Éden. 

»O Éden encerrou em 1989 com o filme «Os Deuses Devem Estar Loucos», parte II. Mais tarde ainda chegou a servir de cenário ao filme «Until the End of the World», de Win Wenders. Depois de muito folclore político e municipal, hoje é um hotel. Ao menos não foi abaixo...»
(Foto e texto de Paulu, in Flickr)

Foto possivelmente de 1963. Copiada de jornal.

Foto copiada de jornal.


Nesta altura (2010?) era uma Loja do Cidadão, agora é um hotel.
Foto de António Xavier, copiada de um jornal.





2 comentários:

  1. Amigo, a única coisa que resta do antigo Cine Teatro Eden de Lisboa é mesmo parte da fachada pois tudo resto desapareceu. Lá vi em estreia o Tubarão do Spielberg em 1975 e muitos outros filmes. Cumprimentos

    ResponderEliminar