Dashiell Hammett jurando na Comissão Permanente de Investigação
frente ao senador Joseph McCarthy. 1953. Hank Walker.
No final da Segunda Guerra, a sociedade norte-americana foi abalada por uma onda de obscurantismo que ficou conhecida como "caça às bruxas". A "ameaça vermelha" tornou-se a expressão mágica para fundamentar um estado de quase histeria colectiva, alimentado pelos meios de comunicação e que teve no senador Joseph McCarthy, o seu mais notório manipulador. A "caça às bruxas" envenenou o dia-a-dia dos americanos, semeou suspeitas fabricou listas negras, encenou rituais de purificação e santificou a figura do delator.
(Sinopse do livro: Caça Às Bruxas - Macartismo: Uma Tragédia Americana de Argemiro Ferreira, Edição L&PM Brasil 1989)
Bertold Brecht e Hanns Eisler durante as audições do comité de
actividades anti-Americanas. 1947. Martha Holmes e Francis Miller.
Danny Kaye, June Havoc e Humphrey Bogart mais sua esposa, a actriz Lauren Bacall sentada ao lado dele, ouvindo atentamente no meio da multidão que assistia às audições do comité de actividades anti-Americanas. 1947. Martha Holmes.
"Na América conservadora do pós-guerra, a desconfiança e o ódio face ao comunismo cresceram. Em Outubro de 1947, o Comité das Actividades Anti-Americanas listou um grupo de trabalhadores de Hollywood sobre os quais recaíam suspeitas de fazerem subrepticiamente propaganda pró-comunista nos filmes em que participavam. Destes, onze foram chamados perante o comité, por recusarem prestar declarações. Um deles - Bertold Brecht, então emigrado nos EUA - acabou por responder às questões. Os outros 10 invocaram a 1ª Emenda da constituição americana (direito à liberdade de expressão e associação) e recusaram falar. Foram esses 10 os nomeados na primeira "lista negra"." Leia Mais Aqui
Os "10 de Hollywood" na primeira lista negra da indústria: na primeira fila (a partir da esquerda): Herbert Biberman, os advogados Martin Popper e Robert W. Kenny, Albert Maltz, Lester Cole. Fila do meio: Dalton Trumbo, John Howard Lawson, Alvah Bessie, Samuel Ornitz. Fila de trás: Ring Lardner Jr., Edward Dmytryk, Adrian Scott. (foto noticias.sapo.pt)
(fotos LIFE Archive, excepto a última)
Sem comentários:
Enviar um comentário