Estádios do Campo Grande
Lembro-me de em miudo ter visto alguns jogos neste campo cujas bancadas eram todas em madeira e se bem me lembro de ter assistido aqui à estreia do irmão do Eusébio pelas reservas do Benfica. Havia ainda um outro campo de futebol construido nos anos 50, o do CIF (Clube Internacional de Futebol) mas, essa história fica para outra altura.
Em primeiro plano os campos de futebol do Benfica (na altura). Ao fundo
o Estádio de Alvalade ainda em construção nos inícios dos anos 50.
Foto encontrada no jornal da praceta.
O Campo Grande foi desde finais do século XIX, o principal local da cidade Lisboa onde se realizavam importantes competições desportivas de automóveis, atletismo, ciclismo, motociclismo, hipismo, tiro, futebol e até provas de aviação.
Corrida de automóveis organizada pela Fiat nos inicios do século XX.
Entre 1906-1917, o clube dos "leões" fixou-se no sítio das Mouras (Alameda). O local era propriedade do Visconde de Alvalade. De 1917 a 1937, o Sporting alojou-se no Campo Grande com contrato de arrendamento. Em 1937, o Sporting passa então para o Stadium de Lisboa, onde permaneceu até 1947.
Antigo estádio do Sporting Clube de Portugal. Este
foi o primeiro campo e a sede do SCP em 1907.
A história do Sporting está ligada ao Campo Grande. Na sua origem está o "Campo Grande Football Club", criado em 1904, cuja sede ficava justamente no topo norte do Campo Grande. É deste Clube que em 1906 irá surgir o SCP. Foi nesta zona que em 1912, foi construído o estádio do Lisboa Futebol Clube. Este recinto foi ampliado em 1914, sendo então alugado ao SCP que após grandes melhorias o voltou a inaugurar em 1917. Apesar de ser um dos raros estádios de Lisboa, as condições estavam longe de serem satisfatórias. Em 1937 SCP acaba por abandoná-lo, alugando um outro um pouco mais a norte (o Stadium de Lisboa) que mais tarde se tornaria o estádio José de Alvalade.
Entrada para o campo do Sporting Club de Portugal e
restaurante do Campo Grande (actual Churrasqueira), 1939.
O estádio abandonado pelo SCP em 1937 é alugado pelo SLB em 1940. Este Clube realiza no mesmo importantes melhoramentos. No dia 5 de Outubro de 1941, o Benfica inaugurava o seu magnífico estádio de futebol conhecido por estádio do "Campo Grande".
Entrada para o campo de futebol do Sport Lisboa e Benfica, 1965.
Em 1946 o SLB constrói neste local uma Pista de Atletismo e um outro campo para a prática de diversas modalidades, para além de um Campo de Basquetebol, um Court de Ténis e um Campo de Tiro. Uma obra gigantesca em terrenos alugados.
Caminho para o campo de futebol depois da entrada e ao fundo o estádio de Alvalade. 1969.
Em 1954 mudou-se do Campo Grande para Benfica (Luz) onde construíu um imponente estádio, o maior de Portugal. Só em 1971 é que o SLB abandonou definitivamente o seu parque desportivo no Campo Grande, junto à actual estação do metropolitano.
(fontes: jornal da praceta e hemeroteca de lisboa.
Entrada principal e laterais do Antigo Campo do Sport Lisboa e Benfica (anos 60).
Estrada de Telheiras à esquerda A Sanzala, o muro branco dava
para o Antigo Campo do Sport Lisboa e Benfica (anos 60).
(Fotos do Arquivo Fotográfico da CML)
Sem comentários:
Enviar um comentário